domingo, 22 de março de 2015

The Casual Vacancy (Morte Súbita) - Adaptação Literária

Olá galera! Hoje estou aqui para falar sobre mais uma "adaptação literária", dessa vez a minisérie "The Casual Vacancy", inspirada no livro "The Casual Vacancy (Morte Súbita)" da grande, magnífica, e da qual eu sou suspeito para falar - mais mesmo assim irei falar - J.K. Rowling, autora dos livros da série Harry Potter e da nova série do detetive Cormoran Strike (a qual eu já estou apaixonado).






Sinopse do Livro:  


Morte Súbita - Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.
   
A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.
  
Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos Pagford não é o que parece ser à primeira vista.
   
A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora de mais de 450 milhões de exemplares vendidos. (Skoob)


Irei colocar o link da resenha que fiz, é uma das primeiras do blog - arquivo medieval - então ignorem a qualidade da resenha, segue o link: Resenha - Morte Súbita





Em primeiro lugar, desde quando anunciaram que iriam adaptar o livro para série eu fiquei bastante entusiasmado, pois adorei o livro e não via a hora de vê-lo na tela do meu computador - porque pobre não tem TV por assinatura. 

A BBC e a HBO - produtoras da minisérie - fizeram um ótimo trabalho de filmagem, imagem, fotagrafia, trilha sonora, direção, escolha dos atores, mais não o mais importante, a fidelidade dos acontecimentos do livro, o que me decepcionou muito sobre a série. 

A minissérie foi composta por 3 episódios, com duração de aproximadamente 60 minutos cada, conseguiram sim, colocar toda a história em apenas três episódio, encurtaram e cortaram a história de dois personagens que não fazem diferença nenhuma na história, na minha opinião, mas conseguiram para a história para a TV com excelência.


O modo como os atores interpretaram seus papéis foi magnífico, é como se eu estivesse relendo o livro, todos os atores absorveram a essência dos seus personagens, com destaque para Michael Gambon (Howard Mollison) - eterno Dumbledore -, e Abigail Lawrie (Krystal Weedon), Michael com sua irreverência soube interpretar Howard com maestria, mesmo sendo um personagem podre, e Aigail Lawrie me fez chorar - confesso. 


A Série:

A história começa contando a situação da Sweet Love House, que está dividida entre Pagford e Fields, a casa Sweet Love é como se fosse um abrigo que serve para o povo de Fields (que é mais carente), e os vereadores de Pagford, principalmente Barry Fairbrother, prestam serviçõs sociais nessa "casa". Porém outros vereadores/conselheiros, estão querendo fazer da Sweet Love House um spa, e essa questão entrará em discussão entre os vereadores.

Toda a discussão sobre a casa é interrompida quando inesperadamente Barry Fairbrother morre inesperadamente, daí o nome Morte Súbita. Toda a cidade fica em choque pois Barry era querido por todos, e a partir de sua morte, começa a corrida para saber quem irá ficar no seu lugar, quem irá tomar a vaga no conselho da cidade.

O livro e a série aborda diferentes e fortes temas, como problemas com drogas, abuso sexual, extrema pobreza, bullying, adolescentes problemáticos, enfim, é uma história completa; Não poderíamos esperar menos da grande Rowling.

Então por hoje é só, aconselho a todos a primeiro lerem o livro e depois assistirem a série. Comentem, se você já leu ou viu coleque sua opinião nos comentários. Abraços e até a próxima!

Jonathan Freitas

13 comentários:

  1. Oi, Jonathan!
    Eu fiz o contrário: assisti a minissérie primeiro e depois comprei o livro - que por sinal ainda não li, rs.
    Gostei muito da minissérie. Os britânicos tem um jeito único de fazer um show, de abordar determinados assuntos, de construir um roteiro. Todos os personagens são incríveis, e eu senti, apenas vendo a série, o estilo de J. K. Rowling no meio...
    Já estou quase começando a ler o livro. Rowling é uma das melhores autoras da atualidade, e tenho certeza que a obra é melhor ainda que a adaptação!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o livro mas não sei o orque estou adiando a leitura haha Quando ouvi falar da serie nossa fiquei super empolgada, mas estou esperando assar um pouco ara ver *-*

    http://geekcorderosa.blogspot.com.br/2015/03/projeto-7-on-7-itens-favoritos.html

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Eu estou com o livro aqui a cerca de um ano, eu estava um pouco desanimada mas vi que você gostou do livro então você me animou rsrs, e pretendo sim ler o livro antes de assistir a serie.


    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie.

    Não li este livro, mas ele já foi resenhado em meu blog e apesar de temer lê-lo eu quero conhecer a trama.
    Não sabia da série e fique bem tentada a conhecer

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Oie eu não conhecia este livro nem esta adaptação para tv me pareceu bastante interessante e na próxima vez que eu for procurar algo novo para assistir com certeza esta estará na minha lista ..bjss
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei saber mais sobre a serie!!! http://corujasdebiblioteca.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Genteeeeee serio que tem uma série sobre esse livro??? :o :o :o
    Estou chocada e vou procurar tipo agoraaaa!!!!
    Adoro a J. K. sou tipo HP forever que lê tudo o que ela escreve kkkkkk
    Obrigada pela dica

    bjo

    ResponderExcluir
  8. Oi Jonathan!! morro de vergonha de ainda não ter lido esse livro, mesmo sendo fã da J k agora vou ter que correr e ler o livro antes de começar a receber spoilers.
    BEIJOSSsss...

    sonhos de leitor

    ResponderExcluir
  9. Acho interessante quando alguma emissora se propõe/encomenda uma adaptação, mas preciso confessar que não tenho a minima vontade de assistir a essa, li o livro e não gostei nem um pouco da história.
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não sabia que Morte Súbita recebeu uma adaptação para série. Que interessante! Eu tenho o livro há dois anos, mas quem disse que tive tempo de lê-lo? Infelizmente, não consegui, mas espero fazê--lo. A série me pareceu ter qualidade! Isso é bom... Quando adaptam um livro e mantém a qualidade da atuação, dos cenários e efeitos, tendo a me encantar. Espero que isso aconteça em breve, quando for procurar essa série para assistir.

    Beijos! E obrigada pela dica.
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Jonathan! Esse livro está amaldiçoado para mim, eu comprei a uns dois anos e ainda não consegui ler, acabei desanimando, vi o primeiro eps da série de tv, não gostei, e agora? Juro que ainda vou dar uma chance! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ainda não assisti. Mas espero em breve fazê-lo. Sofri demais com o livro, fiquei totalmente apaixonada por ele. Tive, na verdade, uma relação intensa porque ao emprestar até a capa foi rasgada. Eu confesso que fisicamente não achei Krystal em nada parecida, mas claro que se a atriz for boa no papel eu ficarei feliz e provavelmente me identificarei. Esse livro é um dos meus amorezinhos porque J.K., que eu já sabia ser uma grande e maravilhosa escritora, mostrou uma face que não conhecíamos.

    Jonhatan eu taguei Momento Literário no meu blog. A tag é sobre a vida de um(a) bibliófilo(a).
    http://aescritorasonhadora.blogspot.com.br/2015/03/tag-confissoes-de-uma-bibliofila.html

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu tinha visto em um site que o livro tinha ganho uma adaptação para as telinhas e fiquei bastante curiosa, apesar de não ter lido o livro sempre vejo ótimas resenhas a respeito dele e fiquei muito curiosa quanto a série de tv.

    Baixando agora mesmo heheh

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir