domingo, 17 de novembro de 2013

#67 | O Chamado do Cuco - Robert Galbraith (J.K. Rowling)


Olá pessoal, alguns meses atrás fomos surpreendidos por uma bombástica noticia. J.K. Rowling escreveu um livro sob um pseudônimo, como ela disse foi para não chamar atenção da imprensa. Ela queria publicar o livro sem levantar alarme, para ver se ela escrevia realmente bem, ou se o publico gostava dos seus livros por ter escrito “Harry Potter”. Todo esse plano deu errado e tudo foi descoberto, e no outro dia o livro já estava em 1° lugar na “Amazon”.




Número de páginas: 448 | Autor: Robert Galbraith (J.K. Rowling)
Ano: 2013 | Gênero: Ficção / Romance Policial / Investigação
Original: The Cuckoo’s Calling


Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.

Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.

Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.


Resenha: Lula Landry é uma supermodelo, muito famosa, em qualquer lugar que estava, multidões de paparazzi estavam ao seu redor. Uma modelo conceituada pela sua beleza, pelo seu jeito, uma mulher que transpirava moda. Mas um dia, ela pula da sacada do seu apartamento e morre. Policia, pericia, mídia, todos juntos para descobrir se foi realmente suicídio. Eles procuram por suspeitos, mas no fim de tudo acabam constatando que realmente foi suicídio. Será?

Depois de três meses da morte de Landry, seu irmão (lembrando que Landry foi adotada pela família Bristow) procura um detetive particular, porque ele não acredita que tenha sido suicídio. E acaba chegando a Cormoram Strike, ele tem seu escritório e acabou de receber uma secretária da Temporary Solutions, porque Strike já está quase desistindo de ser detevive. Mas John Bristow está disposto a pagar o dobro do valor, para descobrir quem matou sua irmã. E é nisso que a história se baseia.

Cormoram Strike acabou de ser expulso de casa pela mulher, ele é um ex-soldado, que perdeu a perna em uma missão se eu não me engano no Afeganistão. Agora ele está morando no seu próprio escritório e antes do irmão de Lula chegar, ele só tinha um caso, de uma mulher que o contratou para investigar o seu marido, que ela suspeita que o seu marido a está traindo. Ele é um personagem que você começa a amar desde as primeiras páginas. Você pensa que ele é mais um detetive falido, mas quando chega no ponto certo, ele nos surpreende.

Robin acabou de ficar noiva de Matthew, um relacionamento que não é muito explorado no livro. Ela é funcionária da Temporary Solutions, que a encaminha para trabalhar para esse detetive. Ela se monstra muito prestativa, tudo que ela pode fazer para ajudar o seu chefe, ela faz. Ela cativa os leitores pelo seu jeito de ser prestativa, ela acaba virando uma ajudante de Strike, uma verdadeira dupla dinâmica, como Langdon e Neveu (O Código da Vinci).

Rowling foi genial na escrita desse livro, o que podemos perceber é que os personagens tem o seu próprio jeito de falar, alguns com gírias, alguns com o inglês mal falado, outros gaguejando, muitos palavrões, algumas partes você chega a rir de algumas falas. A narrativa é empolgante, mas tem algumas partes que fica um pouco mais densa, por causa das explicações do detetive. A narrativa é muito parecida com a de Harry Potter, terceira pessoa, como se alguém estivesse entrando na mente dos personagens e contando tudo para nós.

Eu juro que daria quatro estrelas para este livro, mas o final foi surpreendente. Você para de queixo caído, fecha o livro e quase desiste de ler, de tão chocante que é. Só depois de revelado, você percebe que desde o começo tudo fazia sentido. É como se eu estivesse lendo algo de Dan Brown, realmente J.K. amadureceu na escrita depois de Morte Súbita. Eu como potterhead tinha que ler esse livro, e me surpreendi, realmente é um livro muito bom.

Queria parabenizar a Editora Rocco pela linda edição, preferi comprar brochura pois não gosto muito de capa dura (amo orelhas), mas está igualmente perfeita, capa, diagramação, papel pólen, realmente a Rocco fez um bom trabalho. E ainda tem Ryta Vinagre na tradução.


Nota:



Então pessoal, é isso! Fico por aqui, comentem, compartilhem, retribuo comentários (só deixar o link do seu blog). Vale a pena ler esse livro, estou super ansioso por mais uma aventura de Cormoram Strike. Até a próxima!


16 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, parece ser ótimo!
    Gostei da resenha, parabéns ^^
    Fiquei muito curiosa sobre o que acontece no final, mesmo nunca tendo lido o livro, rsrs.

    Beijos, boa semana.

    mmanythings.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, como disse na resenha! Leia, não irá se arrepender.

      Excluir
  2. Eu também adorei o livro! Sem contar que o final foi completamente surpreendente... J. K. nunca decepciona!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Comprei o Livro, mais ainda não iniciei a Leitura, mais pelo o que você disse vou amar, ainda mais com um final surpreendente... Adorooooo =)
    Bela resenha, fiquei com vontade de ali pegar o livro e começar a leitura kkkk
    Beijos, Taty Assis
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jon, tudo bom?
    Caraca, você se superou lançando essa resenha rapidinho.
    Eu estou pensando em comprar, mas quero na capa dura, pra poder me exibir por ai (risos).

    Acho que você já deve ter percebido que eu gosto de um bom mistério, né, e finalmente JK escreveu um livro adequado para mim e você comparou os personagens do livro com os meus personagens preferidos: Langdon e Neveu. Me deu uma vontade de saber sobre esse final surpreendente.

    Tá sumido lá do blog, hein?! hsuahsuas

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahha E aí Rogério! Todos fãs do Dan Brown vão gostar desse livro. Vou dar um passadinha lá :D!

      Excluir
  5. Iai cara, blz?
    Adorei sua resenha e não esperava menos que 5 estrelas mesmo, afinal estamos falando de J K Rowling haha
    A ideia dela de pseudonimo foi genial, afinal antes de saberem que ela era a autora o livro estava tendo ótimas críticas!
    Saiba que sua resenha foi o estopim para eu ir amanhã pagar meu livro (mentira, a FNAC está em promoção e o broxura está por apenas 23,80 o que ajudou e mt :o )
    Super Abraço, Victor Rosa :)

    ResponderExcluir
  6. Meu deus fiquei super curiosa quero chegar logo no final ...

    ResponderExcluir
  7. Ai, ainda não sei se leio ou não.. a Gi do blog está lendo e não está gostando muito não, pelo exagero nas partes descritivas do livro..

    Beijos
    Débora - Clube das 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tem muito exagero mesmo, mais eu não me cansei porque logo depois tem uma quebra de gelo. Lê sim, e muito bom!

      Excluir