segunda-feira, 27 de maio de 2013

Resenha #29 – Inverno na Manhã – Janina Bauman

Olá pessoal, estou aqui pra trazer a resenha de uma autobiografia muito emocionante de Janina Bauman, todos tem que ler...

Sinopse:


Em um relato pessoal e tocante, Janina Bauman nos revela as experiências e emoções de uma adolescente de família próspera que sofreu os horrores de ser judia numa terra controlada pelos nazistas.

Quando Hitler invadiu a Polônia em 1939, Janina tinha 14 anos. Nos seis anos seguintes ela enfrentou a luta pela vida e os dilemas da adolescência, o medo e a perda da inocência, a fome e as primeiras emoções do amor.

A partir de seus diários da época — escondidos durante a guerra e reencontrados intactos após o conflito —, a autora retorna a esses duros anos, apresentando-nos sua família, as amizades surgidas do infortúnio, a fuga do gueto de Varsóvia, a vida em esconderijos.
Uma história extraordinária de sobrevivência, coragem e paixão pela vida.

“Durante a guerra aprendi uma verdade que geralmente preferimos não enunciar: que o mais brutal da crueldade é que ela desumaniza suas vítimas antes de destruí-las. E que a luta mais árdua de todas é permanecer humano em condições desumanas.” 

Resenha:


Esse livro deve ser lido por todos, nossa sociedade tem que sofrer um pouco do que os judeus sofreram (só assim seremos mais maduros) durante a 2º Guerra Mundial.
Nesse livro, vemos como os judeus que sofreram, quando Hitler praticamente está vencendo. Vemos como eles se desesperam, buscando todas as saídas possíveis para se salvar.

E ficamos com um aperto maior no coração quando pensamos, que essas barbaridades realmente aconteceram, e que muitos inocentes foram friamente assassinados. Pode parecer um pouco forte o que eu vou falar agora, mas a nossa sociedade está sendo pisada como Hitler e os nazistas pisaram nos judeus.

Estamos sendo mortos como baratas. Precisamos de mais jovens e adolescentes com cultura e inteligência, é por isso que o blog (Momento Literário) foi criado.

Assim como “O menino de pijama listrado”, esse livro conseguiu me tocar como ser humano. Simplesmente amei.

Informações da Edição:


Editora: Jorge Zahar Editor.
Titulo: Inverno na Manhã.
Subtítulo: Uma jovem no gueto de Varsóvia.
Autora: Janina Bauman.
Páginas: 231
Diagramação: Letra é média, nenhuma letra apagada, e apenas um erro, por escrito for.
Capa: A capa é comum (nada de especial), mas retrata acontecimentos da guerra.
Gênero: Autobiografia.

Nota: 




“Uma narrativa comovente e que merece ser lida. Recomendado para todas as bibliotecas.”

“Um extraordinário depoimento, uma meditação autobiográfica profunda” – New Society


Por: Jonathan Freitas

6 comentários:

  1. Sabe, eu amo história, e amo livros que falam sobre o que os judeus passaram, pois nos ajudam a ser melhores pessoas, e aprender a não pisar em ninguém, já li Anne Frank e me emocionei!
    Sonho ler algum dia O Menino do Pijama listrado, já assisti o filme, e chorei, rs!
    Agora, falando sobre o livro, parece ser ótimo, vou colocar na lista de desejados, e algum dia vou ler!

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, livros que falam sobre judeus e que os protagonistas morrem no final me fazem encher os olhos de lagrimas.

      Excluir
  2. Adorei o blog, estou seguindo com certeza.

    http://pesadeloslivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, você foi convidado a responder uma tag no meu blog.
    http://encantosparalelos.blogspot.com.br/2013/05/tag-alfabeto-literario_30.html
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  4. Nunca imaginei que mais alguém havia lido esse livro! Foi o primeiro que li sobre o Holocausto, e gosto muito mais dele que d'O Diário de Anne Frank, apesar da imensa fama que Anne Frank tem. Tinha mais ou menos 12 anos quando li, e fiquei muito chocada com várias partes, principalmente uma passagem em que ela tem vontade de ingerir veneno, e fica refletindo sobre isso. Jamais esqueci esse livro, é maravilhoso! Eu simplesmente amei! Parabéns pela resenha e pelo blog!

    ResponderExcluir