terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

#83 | Máscara - Luiz Henrique Mazzarron

Olá meus queridos blogueiros e leitores, tudo bem?
Hoje vocês podem conferir o que achei de Máscara, livro do nosso querido autor parceiro Luiz Henrique Mazzaron. Bom, confiram a estória e o que achei dela!

Sinopse:

No mundo de Domus, a morte é a moeda que alimenta o jogo. E a verdade pode custar a vida. Liam é um garoto que viveu por muito tempo isolado devido aos constantes castigos do sádico tio, um carrasco ex-militar. Porém, inesperadamente, surge uma entidade maléfica, uma figura das trevas trajando uma máscara, e passa a o perseguir, levando-o a participar de um jogo num mundo surreal, chamado Domus. Junto a um grupo, Liam parte para uma experiência alucinante, em que os pecados da humanidade serão colocados em xeque, como numa espécie de julgamento. Um combate onde o principal objetivo do adversário é mostrar o quão odiosa é a raça humana… Mas ainda há muitos mistérios que rodeiam este intrincado jogo. Por qual motivo a criatura possui tamanha obsessão por ele? E vale a pena prosseguir, já que a morte é a única certeza?



Resenha:

Assumo que antes de começar a ler Máscara estava um pouco inseguro por não saber se iria gostar do livro já que ação, suspense e terror não são meus gêneros literários favoritos, mas sei que me surpreendi bastante quando acabei de ler o primeiro capítulo. Desde o inicio do livro eu já podia sentir uma força positiva quanto a mim e a história, bastava saber se eu estava correto disto.

Então, o livro começa nos mostrando a vida de um garotinho de 7 anos chamado Liam que morava com seu tio um ex-militar muito ruim, que o maltratava constantemente, sem nenhuma pena e, nunca o deixara ir em uma escola na vida. O tio era tão cruel que sempre que o garoto fazia algo de errado ele era surrado e jogado em um quartinho  embaixo da escada ( sem querer fazer comparações, mas essa parte do quartinho embaixo da escada me lembrou a história do jovem bruxinho da J. K. Rowling, mas tudo bem). E antes que se pergunte “cadê os pais desse menino?”, o Liam não sabia se tinha pai e mãe, só sabia que tinha o tio de “família”.

Até que um dia chega uma mulher para lhe ajudar, e com bastante esforço  eles tem sucesso no ato. Na minha opinião, saber que eles conseguem fugir não é um spoiler até porque quando você fica mais por dentro do trama já é claro que algo vai acontecer, eis que a mulher aparece e tudo fica ainda mais óbvio. Mas assumo que quando a aventura acabou me senti muito feliz, porque durante a leitura eu torcia mentalmente por eles.

Durante a luta para sair da casa do tio, acontece algumas mortes em outros cenários, e tem uma dessas mortes que é em uma mansão e, eu garanto que quem leu sentiu algo rasgando na garganta. Mas então, depois que tudo passa Liam vai morar com um policial. E, após dez anos desse acontecimento o narrador volta a nos contar o que está acontecendo com o Liam.

Vou parar de enrolar tanto e ir logo ao que interessa. Após todo esse tempo Liam acorda em um lugar bem diferente do normal. Liam acorda em um jogo chamado Domus, e logo que chega ele tem a missão de escolher algumas das pessoas que estão presas em tubos. Há, vale lembrar que o Liam não conhece nenhuma dessas pessoas, mas todas essas pessoas já fizeram algo de errado. Liam pode escolher entre ESTRUPADOR, ASSASSINA, TRAIDORA, COVARDE, TRAPACEIRA, INDIFERENTE, CORRUPTO, INVEJOSO, LADRÃO e/ou SÁDICA, vale lembrar que ele tem uma quantidade de tempo para escolher quem fica com ele no jogo, mas para saber quais ele escolheu você terá que ler.

Após a equipe se conhecer melhor eles tem que tentar fazer uma espécie de aliança para que nenhum deles morram no jogo, e é claro que no meio de tudo que eles faziam tinha briga. No meio de tantas pessoas ruins acho que só teve uma mesmo que eu odiei à primeira vista, que foi o Ramón, o cara mais insuportável que eu já vi. Eu tinha tanta raiva dele que quando eu lia algo que ele falava me dava vontade de matá-lo, mas infelizmente eu não poderia fazer isso...

O livro é incrível, em algumas cenas me lembrei um  pouco de Jogos Vorazes – que eu particularmente adoro – misturado com The Walking Dead – que é outra obra de sucesso. Durante o jogo tudo fica mais emocionante, principalmente pelo fato de haver um grupo de pessoas com características bem diferentes, mas estão ali com o mesmo propósito. Querem sair do jogo vivos! 

A edição está muito boa, como sempre a editora Novo Século não nos decepcionou. A capa do livro está muito bonita, o livro têm orelhas, folhas amareladas e de boa qualidade, diagramação magnífica, o livro tem um espaçamento bem legal...                 Por fim, parabenizo à editora Novo século pela edição tão bela, e principalmente o Luiz Henrique que escreveu uma obra tão gostosa de ser lida! Ah, e é mais que claro que estou louco para ler a continuação!

Nota:


Bom, espero que tenham gostado da resenha e do livro. Assim que puderem leiam, pois garanto que vocês não irão se arrepender.

Att,

Lazaro.

15 comentários:

  1. Oi :)

    TWD, Jogos Vorazes. UAU! Estou bastante interessado no livro e devo dizer que sua resenha está conseguindo convencer-me. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Todas as resenhas que eu li desse livro foram muito bem escritas e todas deram uma crítica positiva. A sua não foi diferente e a minha ansiedade para lê-lo só aumenta! Parabéns!

    Abraços,
    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  3. O livro parece bastante interessante \o/ adoro suspense, terror, mortes e tortura e.e

    Mas um grupo formado com esse tipo de pessoa para sobrevivencia e um tanto quanto complicado né? SHUSHUHS

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu estou com esse livro na lista de desejados só por conta do tema e da capa. Ao ver que você foi surpreendido minha vontade de ler só aumenta! xD
    Que bom que a edição está boa, ando ultimamente vendo os livros dessa editora cheios de erros (o que é uma coisa muito ruim pra todo mundo)

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Jonathan!
    Eu já tinha lido algo sobre esse livro e com certeza tenho interesse em conhecê-lo, fico muito feliz que estejam surgindo muitos autores nacionais nesse gênero e que vem ganhando espaço a cada dia!
    A principio me parece um pouco confuso esse livro, mas no decorrer de sua resenha foi clareando mais a ideia do livro e a vontade de ler!
    Grande Abraço
    Claudinei Barbosa
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não sabia dessa parte do quartinho embaixo da escada, realmente não tem como a gente não se lembrar do Harry... rs...

    Sinceramente, esse livro não me interessa nem um pouco... não tem nada a ver com meu estilo de leitura e saber que tem algo a ver com The Walking Dead só me faz querer passar longe dele... rs.. .Mas para quem gosta do gênero deve valer a pena ler, já que mesmo ele não fazendo parte do tipo de leitura que você curte mais, te conquistou e te deixou curioso pela continuação.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Nossa, não tinha interesse nenhum pelo livro, mas essa pegada "Jogos Mortais" que ele tem me chamou bastante atenção... pena que tem continuação T.T Realmente essa parada da escada tem um ar HP, mas pelo visto é só isso mesmo.
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi! Gosto muito desse genero e gostei da sua crítica. Achei ruim o fato de ser uma série, acharia melhor se fosse um livro completo e também achei um pouco ruim voce ter falado que é previsível o que vai acontecer depois que essa 'mulher' ajuda ele a fugir, pois odeio livros previsiveis, mas ainda assim fiquei curiosa com a série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Conheço esse livro pelos blogs por ai, logo que vi ele fiquei interessada pela leitura, ainda mais por ser um estilo que tanto gosto.
    Essa é a primeira resenha que leio e ainda continuo curiosa pra conhecer essa história, quem sabe mais pra frente.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto o livro em outros blogs.
    Essa é a primeira resenha que leio, sempre achei a sinopse interessante e é bom saber que a leitura te agradou.
    Jogos Vorazes e The Walking Dead?! Um mistura interessante.
    Vou procurar para ler sim, acredito que a leitura também não vai me decepcionar.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oieeee, sempre gostei e tive vontade de ler este livro, e quando você disse que ele se parece com uma mistura de JV e TWD eu adorei hahaha, este livro parece um suspense misturado com terror fantástico, gosto bastante deste gênero, apesar de dar um medo um pouco haha, este livro me fez lembrar daquela franquia de filmes, acho que são jogos mortais ou coisa assim, uma vez eu assisti um filme destes e fiquei com muito medo, fiquei horrorizado por semanas e não parava de lembrar das cenas de terror que o filme tinha hahahahaha, apesar da capa não ser muito bonita fiquei com vontade de ler, abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Claro que eu amei a sua resenha... porque eu sou super fã do Lú... Eu amei a leitura desse livro tanto que fiquei de ressaca literária... eu não conseguia parar de pensar no livro e sair do enredo da história... Foi tudo muito bom e a escrita dele é maravilhosa... Fora que tive a oportunidade de conhecer o Lú em um evento aqui em São Paulo e ele é uma pessoa maravilhosa... Eu sou suspeita em falar sobre esse livro, mas o que posso dizer que também quis bater e muito no Ramon. Xero!!!

    http://www.minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee!
    Já suspense e ação são um dos meus gêneros favoritos, então possivelmente eu vou gostar do livro. Sua resenha me instigou
    muito e gostei muito da proposta do livro. Eu vou procurar para comprar e ler ainda esse ano. Gostei da capa e da sinopse
    também.



    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Querido!
    Eu li e adorei esse livro! Esperava uma coisa e era outra, me prendeu, não me lembrou jogos vorazes e sim AHS - não sei se já assistiu! Mas muito bom mesmo! Eu indico até para quem tem preconceito com o estilo! Vai gostar!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lázaro! Adorei sua resenha e não conhecia esse autor. Fiquei com vontade de ler o livro, pois parece bem interessante! Vou colocar na minha listinha de compras literárias!

    Seguindo!

    http://meuoutroladoescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir