sexta-feira, 10 de maio de 2013

#27 | Príons - Ameaça Invisível



Número de páginas: 424 | Autor: Rodrigo Gonzalez
Editora: Novo Conceito | Ano: 2006 | Gênero: Ficção Cientifica/ Aventura/ Mistério | 1ª Edição



* Sinopse *

Na Itália, o corpo congelado de um camponês da Idade Média desperta interesse da Igreja Católica e de cientistas do governo, que farão de tudo para tê-lo em seu poder. Em São Paulo, a Dra. Ana Domeni, médica infectologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, é chamada para avaliar um estranho caso em uma das mesas de autópsia do Instituto de Medicina Legal. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, dois de seus mais influentes colegas da comunidade científica internacional, especialistas em uma rara doença degenerativa, são assassinados sem um motivo aparente. Inicia-se então uma série de atentados contra sua própria vida e ela começa uma fuga desesperada em busca de respostas. Contando com aliados inesperados e lutando contra um inimigo invisível, Dra. Ana é levada ao Velho Mundo, onde antigas e perigosas lendas ameaçam tornar-se realidade. Agora, utilizando seu conhecimento científico em laboratórios de última geração, ela tem pouco tempo para encontrar as respostas certas, que poderão salvar não só a sua vida, mas também a todo o mundo.

- Resenha -

Em uma manhã de domingo a doutora Ana Domeni se encaminha para o seu trabalho no Hospital das Clínicas quando é surpreendida por um louco que tenta mata-la. Depois deste episodio ela acha que é apenas um péssimo acidente, mas a verdade se mostra bem mais preocupante.
Dois de seus amigos cientistas estão mortos, uma sociedade secreta dos tempos remotos da Idade Média volta a ativa, desta vez para acabar com a humanidade. Os Protetores da Árvore da Vida querem um mundo sem humanos, para isso eles... OOOOOH, tem que ler para saber :)
O corpo achado contém uma curiosa alteração nos príons (no final do post tem um textinho explicando o que são), este corpo é cobiçado pela Igreja Católica , a mesma quer de todas as maneiras pegar o corpo para si, entretanto o governo do Vaticano quer saber o porquê de tanto interesse e acaba se envolvendo na putaria toda. PORÉM! Os Protetores da Árvore da Vida também querem e então acontece altas potarias. 
Ana não sabe o que fazer, as inúmeras perseguições a deixam louca, então ela foge do Brasil para o exterior. 
O livro é contado em terceira pessoa, possui uma narrativa fácil e interessante, o narrador nos dá várias informações sobre o dia-dia nos Hospitais Públicos e sem querer querendo acaba nos informando muitas coisas sobre os Príons. 
Ciência, religião, mistério, sangue, mortes e ação, é o ponto forte deste livro fantástico  A capa é muito bonita e representa bem o que acontece, o título tem tudo haver com o livro. Depois de ler eu fiquei realmente com medo, príons não são fictícios e eles existem dentro DE VOCÊ, de mim e de todos nós, não quero nem imaginar o que aconteceria com o mundo se... OPS, leia para saber. 
Sem falar na grande reviravolta que a história dá nos "últimos minutos do segundo tempo", devorei as últimas páginas loucamente.
O Epílogo é simplesmente perfeito! E se você tivesse nas mãos uma "arma" que pode liquidar o mundo? O que faria?
Essa é a grande sacada do livro, mas não é a única.
Inteligente e bem bolado, Príons me encantou, me fez ter medo e as cenas de morte me deixaram chocado. É um ótimo livro de um escritor BRA-SI-LEI-RO! Sim, nós da America do Sul também temos talento.
Só não recebe uma estrela a mais por algumas questões terem ficado a deriva, mas nada que dificulte seu entendimento da história. 



O que são Príons?

     Príons são moléculas proteicas que possuem propriedades infectantes. O nome príon vem do inglês proteinaceous infectious particles, que quer dizer partículas proteicas infecciosas. Tais partículas se distinguem de vírus e bactérias comuns por serem desprovidos de carga genética.

     Existe um gene, denominado prinp, que é responsável pela síntese da proteína príon celular (PrPc). Na sua forma normal e saudável, essa proteína, além de participar do processo de diferenciação neural, ela defende os neurônios de condições que podem levar à sua destruição. Uma mutação  do gene prinp provoca a formação defeituosa da PrPc, que se transforma em príon. Essa molécula proteica infectante é capaz, ainda, de alterar a forma de outras proteínas saudáveis, que, a partir daí, também adquirem um comportamento priônico. Os príons podem até mesmo produzir réplicas de si mesmos (por mecanismos ainda desconhecidos).

     Os príons possuem estruturas bastante estáveis e são resistentes a enzimas digestivas, calor, algumas substâncias químicas  e até à radiação ultravioleta, condições que normalmente degradam proteínas e ácidos nucleicos. Também não existe nenhum mecanismo de defesa imunológica capaz de neutralizar essa partícula infectante, o que torna ainda mais rápida a sua disseminação.

Fonte: Brasil Escola, Bioquímica. 

6 comentários:

  1. Nossa que incrível,
    não conhecia o livro mas fiquei muito interessada, é um assunto diferente, a sua resenha está incrível e amei os esclarecimentos do que são príons, eu realmente não sabia.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, achei super legal a informação do que é príons! -Ignorância...
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, eu também não sábia o que era. Vivendo e aprendendo né? Beijos.

      Excluir
  3. Adorei o post, me interessei bastante pelo livro *-*

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha e me deu muita vontade de ler esse livro = D
    Te indiquei a uma tag dá uma olhada lá

    Beijos Joyce Silva - My Life Outside Of Series
    http://mylifeoutsideofseries.blogspot.com.br/2013/05/tag-e-selinho.html

    ResponderExcluir