quarta-feira, 27 de março de 2013

#05 | Cidade dos ossos - Cassandra Clare

Oi pessoal, como estão?
Bom, hoje como já deu para perceber eu vim falar para vocês um pouquinho sobre Cidade dos Ossos, da Cassandra Clare, e também falar sobre o que eu achei sobre o livro.

Sinopse:


Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.




Resenha:


O livro começa nos apresentando logo de cara a Clary, uma jovem garota que está prestes a completar 16 anos, com o seu grande amigo Simon querendo entrar em uma boate super famosa em Nova Iorque. Depois de alguns "esclarecimentos" os dois finalmente conseguem entrar na famosa boate Pandemônio. Está tudo muito bom até que de repente começam a acontecer coisas estranhas dentro da boate, e por incrível que pareça, apenas a Clary consegue ver o que está acontecendo! Mas não pense que é uma simples confusão de adolescentes, porque não era.


Um garoto aparentemente normal, para Clary começou a ser espancado por um cara chamado Jace, juntamente com duas outras pessoas ( Allec e Isabelle). Clary fica muito indignada com o que vê e tenta ajudar o cara que está apanhando, pedindo para que os outros parem de bater nele, e eis que depois de alguns acontecimentos após ter pedido para pararem de bater no cara, ela fica sabendo que o garoto que estava apanhando era um cara muito mau, e que as pessoas que estavam batendo nele eram os Caçadores de Sombras, e só estavam ali para ajudar. Depois do que ocorreu ela fica sabendo de uma maneira muito estranha, porquê só ela conseguiu ver aquele garoto apanhando.


De acordo com o que é descrito no livro, Caçadores de Sombras são guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de demônios e outras criaturas. E esses Caçadores e outros seres tem uma espécie de governo chamada Clave.

Com todas essas coisas acontecendo de uma vez só, a Clary decide deixar as coisas um pouco de lado para ver se consegue relaxar um pouco mais, porque vive reclamando que sua mãe anda pegando muito no seu pé. Eis que seu amigo Simon a convida para ir a uma lanchonete, chegando lá ela vê o Jace ( o Caçador de Sombras), muito sedutor e... Já deu para perceber que ela fica louquinha por ele, né? Mas o que Clary não sabe é que seu amigo, Simon, gosta muito dela.


Coisas acontecem, e Clary vai até ele tomar satisfação sobre determinadas coisas, e aí ela fica sabendo mais sobre os Caçadores des Sombras, seu mundo e etc. Jace, apresenta a ela um tipo de Instituto que ele mora, chegando neste instituto a Clary conhece algumas pessoas ( Isabelle, Alec, Hodge...), e fica sabendo um pouco mais sobre Jace. E é neste lugar que a Clary conhece o Valentim, um Caçador de Sombras muito poderoso que se revoltou contra a Clave. Durante a leitura conhecemos muitas coisas sobre o grande vilão da história, Valentim. Todos estão se juntando para poder combatê-lo.

Clary, percebe que falou várias coisas injustas para sua mãe quando fica sabendo que ela está desacordada e correndo muito perigo. Nessas passagens de cena, a Clary acaba descobrindo ser uma Caçadora muito poderosa, e tem que usar todo esse seu poder para o bem, e principalmente tentar achar um meio de conseguir ajudar sua mãe. 

Bom, alguns já devem saber que minha primeira experiência com essa saga não foi muito boa, então resolvi dar uma segunda chance, e para falar a verdade SÓ PIOROU! O livro não é bem escrito, os personagens não são bem criados, os cenários são mal descritos... Nossa! É horrível você ler um livro muito ruim. Acho até que só vou continuar a saga por causa do final - que foi muito bom - mas pelo resto nem continuava. Estou falando sério, creio que se a Cassandra não tivesse fugido tanto da história o livro teria no máximo 300 páginas e seria ótimo, mas como ela gosta de enrolar acabou estragando a história!

Essas cenas que a Clary se sentia preocupada pelo fato da mãe está correndo grande risco de vida foram tão mal descritas que até parece que ela não tinha sentimentos. Sinceramente, não sei por quê as pessoas insistem em dizer que a Bella Swan age feito uma morta, quando na verdade quem age assim é a Clarissa Fray! O Jace é mais um outro galã desses de modinhas, escrito por mulheres. O cara é descrito basicamente com: LINDO, PERFEITO e MARAVILHOSO, e não vi nada de esplêndido nesse cara. O Simon, é basicamente descrito como um nerd, que nunca terá uma namorada porque a única garota que ele se interessa não dá bola para ele. De verdade, só gostei de praticamente 2 personagens, o Magnus e o Valentim, sério, chega dava vontade de ler mais quando eles apareciam na história. E sem falar do triângulo amoroso mais clichê de todos os tempos. A Clary, o Jace e o Simon. Nossa, eu acabei de ler o primeiro livro e já tenho uma grande idéia de com quem ela vai ficar... No livro tem muitos romances, quem gosta do gênero talvez goste um pouco mais da história.

Mas sinceramente, eu não sei se eu indicaria este livro para alguém, mas se quiserem arriscar é só ir até a livraria mais próxima e comprar. Já tenho até o 3° volume então vou continuar a ler a série na esperança de que melhore. Sim, os próximos volumes terão resenha.

E outra coisa, esse comentário da capa que a  Stephenie Meyer fez sobre o livro foi tão ridículo que eu fiquei com vergonha alheia!

Quanto a edição, achei ela até muito boa. A capa é linda e com brilhos; as folhas são amareladas; a diagramação está legal, mas o livro tem vários erros ortográfico; tem orelhas; espaçamento duplo... Para falar a verdade, é uma edição muito boa para um livro tão ruim! Então eu só posso parabenizar a Galera Record.

Nota:

Bom, espero que tenham gostado da resenha, e desculpa se exagerei muito falando o que eu achei do livro.

Att,
Lazaro.

2 comentários:

  1. Gostei do blog, seguindo, e da resenha, quero ler esse livro logo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios, sabe estreamos hoje e é um prazer receber criticas tão positivas quanto essas, leia sim é muito bom!

      Excluir