quarta-feira, 27 de março de 2013

#04 | O menino de pijama listrado - John Boyne

Resenha #04 O menino de pijama listrado - John Boyne

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. 

Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele.

Um linda história contada pelo o olhar de um menino inocente, bruno começa nos contando como é a sua vida em Berlim e como foi a mudança para a Haja-Vista, de poucos aos poucos ele vai descobrindo, que tudo que ele pensava sobre o seu povo, estava errado, todos são ignorantes e não se preocupam com a vida dos judeus, que são os que sofrem.

O que da mais raiva, é que chega no final e Bruno não saca o que está acontecndo a sua volta, e como as pessoas além da cerca sofrem, ele adimara o pai, o tenente que tem uma missão importante para o Fúria. 

Com uma amizade com Shmuel ele acaba se dando mal, o que acontece eu não posso dizer, mas mexe com a vida de todos em sua família.

Em meio a uma Guerra Fria, uma amizade de dois meninos, me fez chorar e se emocionar.


 



2 comentários: