terça-feira, 22 de novembro de 2016

Resenha #110 - Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Primeiramente, gostaria de começar esta publicação dizendo a vocês que eu sou uma das pessoas mais suspeitas quando o assunto é "Harry Potter", mas juro que serei o mais parcial possível e farei esta resenha com um olhar totalmente crítico. Agora sim podemos começar:





O grande retorno ao "Mundo Bruxo de J.K.Rowling" começou com a divulgação de que teríamos uma oitava história, dezenove anos depois do fim da batalha de hogwarts, justamente onde se encerra o epílogo do sétimo livro. O que seria apenas uma peça exibida no parque temático de Harry Potter, acabou virando livro, ou melhor, o script da peça foi disponibilizado para todo o mundo!


A história começa com Alvo Severo (filho de Harry e Gina), Rosa Granger-Weasley (filha de Rony e Herminone) e Escorpio Malfoy (filho de Draco Malfoy) embarcando no expresso para Hogwarts na conhecidissima plataforma 9 3/4. Em hogwarts Alvo e Escorpio se aproximam e acabam tornando-se amigos. Rosa e Thiago (filho mais velho de Harry) acabam ficando fora da jogada, ou seja, Alvo e Escorpio são o grande centro dos eventos no livro.



Harry - Alvo Severo - Gina (atores da peça)



Logo que os demais alunos de Hogwarts notam que existe uma grande amizade entre um Potter e o Malfoy os garotos viram motivo de piadas. Alvo sente que a sombra do sucesso do seu pai acaba apagando quem ele é, uma pessoa diferente de Harry, e todos esperam que Alvo seja uma espécie de herói como o pai foi. Já Escorpio é discriminado por causa de um boato, de que um comensal da morte usou um vira tempo para retornar a época da assenção de Voldemort e convenceu a fazer um filho na esposa de Draco e por consequência esse filho seria Escorpio Malfoy.



Rony - Hermione (VAI TER HERMIONE NEGRA SIM)  - Rosa Granger-Weasley (atores da peça)



Quando Alvo e Escorpio percebem que precisão fazer alguma coisa para que seus nomes sejam desvinculados ao dos seus pais, eles tem a grande ideia de... (Não posso contar, acabaria com toda a graça do livro, e como a própria J.K. Rowling twettou "#NãoSejaORabicho"). Hoje não tem spoiler pessoal.



Draco e seu filho Escorpio Malfoy. (atores da peça)



Opinião:



Esse livro é totalmente diferente de tudo o que você lerá na sua vida, pelo simples fato dele não ser um romance e sim um script de uma peça. Somente diálogos, pouquíssimas descrições, detalhes nem pensar. Os personagens não são tão aprofundados como nos outros livros, ou seja, conhecemos muito pouco de suas aparências e personalidades. A história passa incrivelmente rápido, durante apenas um livro se passa três ou quatro anos em hogwarts, em comparação com os outros livros é uma grande diferença, já que cada livro era para um ano em hogwarts.



Como grande admirador das obras da J.K. Rowling, eu diria que esse livro é perfeito, mesmo não sendo. Porém, como crítico, devo encarar a realidade e dizer que a oitava história não é tudo o que imaginávamos. Eu sinceramente recomendo a todos que leiam Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, vocês não irão se arrepender, mas não vá com muita sede ao pote achando que será a mesma grandeza dos outros sete livros da saga.




Considerando que é apenas um script da peça e não um romance, eu avalio Harry Potter e a Criança Amaldiçoada com 4/5 estrelas.


17 comentários:

  1. Oi Jhonathan, tudo bem? Essa é a primeira vez que estou passando por aqui e quero te parabenizar pelo blog. Super bacana sua iniciativa, até porque existem poucos blogueiros (homens), daí você é um representante desse público e isso é muito legal. Quanto a resenha, gostei bastante, mas acredita que nunca li nenhum livro de Harry Potter? kk Sério! Fico até constrangida em assumir. kkk
    Beijão!
    http://www.seteveus.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sete Véus (rsrs)
      É muito bom ser blogueiro, independente do gênero haha
      Leia, está perdendo uma ótima história!

      Excluir
  2. Oi, Jonathan! Primeira vez aqui e achei o blog muito legal! Eu li todos os livros, vi todos os filmes, tenho alguns dos spin-offs para ler e até já assisti ao novo filme Animais Fantásticos, porém... Desde que eu soube que o oitavo livro era apenas o script da peça e não um romance que foi baseado nela, desisti de ler. Não curto roteiros ou scripts justamente por serem muito crus, sem narrativa ou detalhes. Quem sabe no futuro a Rowling não adapta? Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Seria lindo se a Rowling adaptasse mesmo! Entendo não gostar de scripts, ler algo sem detalhes fica realmente bem cru.

      Excluir
  3. Olá! Quando soube que era o script da peça, fiquei meio receosa. Mas, a curiosidade em saber o que aconteceu depois de tanto tempo é que me faz ter vontade de ler. Gostei da sua resenha e espero ler o mais rápido possível. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Suzana, apesar de ser apenas um script, vale a pena!

      Excluir
  4. Olá!

    Já não curto HP, quando fui a uma livraria e vi que era script, desisti na hora! Não consigo ler scripts de forma corrente, sempre me perco... Primeira visita aqui e adorei o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jonathan
    Confesso que li somente um livro de HP e minha experiência não foi muito das boas, não curti a tradução (ou foi escrita da Rowling) e isso me fez ignorar as obras durante anos. No começo do ano adquiri o primeiro livro para poder começar do início e ver se o que li em A Câmera Secreta foi birra somente com esse livro específico ou se eu não curtia mesmo a escrita da Rowling em HP porque eu amo ela no escrito de A Morte Súbita. <3
    Logo que a notícia de A Criança Amaldiçoada viraria livro fiquei bem na corda bamba. Alguns diziam que seria mesmo um script, outros que seria uma novela e assim por diante. Você pode imaginar a minha decepção em ver que foi um script. Fica na cara que é uma jogada comercial para arrecadar mais lucro. Rowling está sem dinheiro e precisa voltar a ter tal fortuna que teve quando HP estourou.
    Sinceramente, espero é que ela foque em Animais Fantásticos e Onde Habitam para não estragar o que criou com tanto cuidado em HP. Deixe a peça no lugar que ela é: uma peça. Não fica legal vermos um script até porque somos leitores e não estudantes de cinema.
    Enfim, fiquei bem surpreso em saber sobre a amizade do Alvo com o Escorpio. Se Escorpio for filho mesmo de Voldemort é quase parecido com uma fic que escrevi anos atrás sobre. hasuashuas
    E que felicidade ter Hermione e sua filha retratadas por atrizes negras. <3
    Parabéns pela resenha, Jonathan.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, acho que você se deu melhor com Morte Súbita por ser uma escrita mais madura, enquanto HP é um escrita mais infantil. Seu espirito literário é um senhor <3 hahahaha

      Muito obrigado Bruno <3

      Excluir
  6. Oi! Eu amo Harry Potter mas não tenho interesse em ler esse livro rsrs Primeiro porque é roteiro de uma peça e esse tipo de literatura não em agrada mt, segundo porque não me conquistou a premissa do livro, não tenho mt vontade de saber a história dos filhos de Harry, quero mesmo a vida de Alvo Dumbledore *----*
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida e as aventuras de Alvo Dumbledore. Eu com certeza querooo muito!

      Excluir
  7. Bom John, eu não curto HP, mas, sempre soube que esse livro decepcionaria, primeiro porque não é escrito pela J.K. e segundo por não ser um romance, mas, pra quem é fã, qualquer fresta do universo é importante, então ♥.
    haaha
    Adorei sua sinceridade.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem participação da J.K. no script também Tay, só que não tanto como nos romances. Realmente, falou HP, eu já quero! HAHAHAHAHA
      Abraços!

      Excluir
  8. Oiiii
    Nem quero expressar o quanto quero ler esse livro, para não ficar bancando a louca aqui.
    Adorei a resenha e quero saber o que os meninos irão aprontar.
    Mesmo sendo um script acho que vale muito a pena a leitura.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu li algumas críticas negativas sobre esse livro, mas acho que a "decepção" está justamente em esperar demais e, como vc mesmo disse, é só um script. Falaram a respeito da tradução também, que ficou diferente dos outros livros de HP porque a tradutora é outra.
    Só li o primeiro de HP há muito, muito tempo. Quero ler a série, mas por enquanto não é minha prioridade.

    ResponderExcluir