sábado, 12 de outubro de 2013

#61 | Cores de Outono - Keila Gon


Número de páginas: 440 | Autor: Keila Gon
Editora: Novo Século | Ano: 2012 | Gêneros: Romance, Fantasia, Magia e Problemas sentimentais | 1ª Edição.

[SKOOB]


Depois da morte de sua mãe, Melissa Wels precisa lidar com muitas desavenças em sua vida. A primeira é aprender a lidar com os cuidados de sua irmã mais nova, Alice, que acaba de sofrer junto com ela o abalo de perder um ente querido. Melissa acaba indo em busca de uma nova vida, esquecer o passado e principalmente a dor da perda é a sua nova meta. Ela e a irmã voltam para Campo Alto em São Paulo, para a casa do avô George, ele agora é o único parente vivo e o único capaz de dar carinho e atenção neste momento tão delicado. Voltar à casa do avô acarreta uma série de lembranças a Melissa; como a saudade da avó, os dias em que passava horas brincando no jardim da casa dos Wels e a antiga amizade com a família Casella que agora são os únicos companheiros de George depois que a avó de Melissa falecera. George também aprende aos poucos a lidar com a perda de sua filha e acaba encontrando na pequena Alice um novo motivo para sorrir.


“Nos últimos meses busquei por uma coragem inexistente e tentei espantar o medo, mas ele era como o vento que procurava frestas para entrar... sorrateiro, imperceptível.” 
— Página 14

Nesse meio tempo, Melissa precisa se adequar a sua nova rotina, o que não será tão fácil assim. Campo Alto é um lugar pequeno e logo as fofocas começam a se espalhar. Fofoca sobre o pai que Melissa nunca conheceu. Melissa também não suporta os olhares de pena que lhe são lançados, ela tenta de diversas formas ignorar toda essa situação e consegue se preocupar com outros problemas. Problemas do coração.


“Sempre imaginei que teria de viver o amor para experimentar suas dores, mas apenas o sonho desse amor impossível estava me dilacerando.” 
— Página 176
Vincent Dippel é um homem sedutor de olhos turquesa que cativa o coração de Melissa, ele faz parte de uma estranha família que mora em uma montanha longínqua de propriedade particular em Campo Alto, o que atrai vários comentários maldosos dos fofoqueiros da cidade. Dippel cruza com Melissa na prefeitura e instantaneamente ela se vê apaixonada por esse cavalheiro carrancudo. A partir daí os encontros entre eles se tornam frequentes, juntamente com as brigas entre os dois. Entre eles está também Arthur Casella, filho de Lucinda uma amiga da família o garoto nutre por Melissa um amor de infância, dado o momento em que ambos conviviam muito no passado. Melissa, porém não deseja ter esse tipo de relação com Arthur, para ela eles são apenas amigos e nada mais.


“Ainda sorria quando virei para a porta e me assustei com a figura pétrea de Vincent me observando. A paz deu lugar a inquietude novamente. Ao contrário de Alex, Vincent tinha o poder de me afetar de maneiras incomodas e confusas. Raiva, medo, curiosidade e fascinação, tudo misturado em meu estômago, saltitando de um lado para o outro provocando uma náusea enervante. Seus olhos turquesa eram indecifráveis e me perdi neles enquanto caminhava. Consegui passar pela estátua de preto sem tropeçar em nada e só fui olhar para onde estava indo quando ele ficou para trás. Apressei-me em chegar ao sedã antes que as lágrimas escapassem dos meus olhos.” 
— Página 103

Entretanto... Arthur não vai desistir tão facilmente.



     Depois de tantos encontros e desencontros, Melissa e Vincent começam a ter uma relação mais aproximativa. E acabam se entregando ao prazer da paixão depois de uma grande revelação da parte de Vincent sobre a irmã de Melissa, Alice.

    PAPAPAPAPAPAPAROU. A partir daqui eu considero spoiler... logo é só lendo o livro para saber ;)

      O que eu posso dizer é: depois da revelação de Vincent, entra na história o quesito fantasia. Elfos, magos das sombras, pessoas poderosas e simples personagens se revelam parte dessas classificações fantasiosas. Aos poucos em doses homeopáticas, Melissa digere toda essa confusão de realidade com fantasia. E é aí que o foco da autora muda de direção. 


Opinião:


Cores de Outono é narrado com maestria em primeira pessoa. Keila Gon não poupa palavras e adjetivos para descrever o necessário. Os sentimentos de Melissa são descritos de tal maneira que você entra realmente na pela da personagem, o mesmo acontece com os locais, nenhum detalhe é deixado de fora, o que me surpreendeu se tratando de uma autora iniciante na literatura brasileira, Keila começou com o pé certo.

O romance Melicent (Melissa e Vincent) é outra parte da narrativa que merece aplausos. Dizem que um beijo vale mais que mil palavras, isso eu não sei dizer, mas sei que Keila descreve uma cena romântica como nem Nicholas Sparks conseguiria. Sim, Keila em minha simplória opinião de resenhista conseguiu sambar nos romances de Nicholas Sparks, eu já li um romance dele e creio que entre a narrativa dele e a de Keila a nossa brasileira dá de 10. Melissa e Vincent vivem um amor entre tapas e beijos, ora eles brigam, ora eles se amam voluptuosamente, ora eles se desentendem por besteiras e assim vai. Ainda mais com o fato dele e ela serem de mundos um tanto... diferentes. Leia o livro que você vai conseguir ter uma visão melhor a respeito disso.

“— Palavras são importantes... poderosas. Podem esconder verdades ou revelar mentiras e não gosto de ser protegida por mentiras. Prefiro me machucar com a verdade – concluí confusa e ele esticou um tímido sorriso.
            — Mas você esqueceu a omissão. O silêncio pode proteger alguém como uma mentira sem machucar como a verdade – Vincent disse olhando minha reação e entendi que ele pretendia me distrair.”
 
- Página 142

Cores de Outono não é só um livro que trata sobre romance, temos aqui vários assuntos corriqueiros que às vezes deixamos passar despercebidos. Entre eles temos a perda. Melissa se vê inteiramente responsável por Alice, já que ela é a mais velha e a que mais se espera responsabilidade. Identifiquei-me com ela em vários momentos, são descrições que fazem com que o leitor – que já sofreu com perdas – se sinta no lugar dela. Keila consegue ser concisa nesses momentos. Também nós vemos cercados pelo assunto decisões. Depois da morte da mãe e das revelações de Vincent, Melissa fica perdida no meio de tantas informações, durante muitas vezes ela precisa decidir entre o amor de Vincent, a forte paixão que sente por ele e os cuidados com Alice. Cheguei até cogitar a possibilidade de ela ficar LOUCA, sério, o leitor vai conseguir sentir o quanto ela fica coagida por essas decisões. Keila bate bastante nessa tecla de escolhas, desde o principio do livro.

“— Às vezes... não há alternativas. O destino complica as coisas contra nossa vontade e precisamos encarar as mudanças. Isso está além de nosso controle. 
— Nós podemos controlar as mudanças do destino Melissa, com nossas decisões, com nossas escolhas – sua voz grave parecia um rugido, mas algo lá no fundo me lembrava um ronronado melancólico.” 
— Página 207

Fantasia é o quesito que se desenvolve quase meio do livro. Vincent assume sua personalidade revelando que é um mago das sombras do Mundo Mágico – um lugar paralelo a nossa realidade, uma espécie de Nárnia. É neste momento do livro que tudo começa a fazer sentido, você consegue conectar a personalidade forte de Vincent com a obscuridade da Terra das Sombras – local obscuro do Mundo Mágico de onde descendem os mais variados tipos de magos malignos. O romance entre eles é algo que pode ser assimilado a Bela e a Fera, o que eu achei bastante legal. Do mesmo modo Keila surpreende descrevendo uma cena de luta mágica onde personagem principal, frágil e humana, fica entre o fogo cruzado.

A garotinha Alice é a coisa mais fofa desse mundo, sério mesmo, dá vontade de entrar no livro e apertar ela até dizer chega. Os outros personagens também dão vontade de apertar, como a Viviana, uma elfa de beleza rara. No geral, todos os personagens são cativantes, de Lucila amiga dos Wels a Heros o cachorro dos Von Berg – a família da montanha – que mais tarde se revela ser um HUMANO.



Cores de Outono é um livro encantador, possui mensagens de devem ser lidas, interpretadas e praticadas, possui personagens encantadores e uma narrativa mais que deliciosa. O único defeito que encontrei que necessariamente pode não ser um defeito para outras pessoas, mas pesou na minha nota foi essa oscilação de Melissa e Vincent viverem brigando, entendo que eles pertencem a mundos diferentes e todo aquele assunto sobre escolhas. Mas precisava de toda essa briga? Até as últimas folhas acontece isso e francamente me deixou meio incomodado. Fora isso a narrativa é perfeita, possuí alguns erros como palavras repetidas e erros de digitação, mas são deslizes que dá para ignorar. A edição está perfeita, algumas pessoas podem reclamar das letras pequenas, mas eu gosto. As folhas são macias e cheirosas e o acabamento não deixa a desejar. A Novo Século sempre sai ganhando no quesito qualidade de seus livros.

Ele com certeza foi um melhores livros desse ano, e acredito eu que se fosse de origem estrangeira já teria um filme sendo produzido. É com glória que dou 4 ESTRELAS e um sorriso de leitor encantado. 

“— Ninguém nasce totalmente mau, ou completamente bom... Mas para quem carrega dons mágicos, independente de sua origem, controlar os desejos é um desafio que se aprende desde cedo. Por isso temos as regras do Conselho – ele fechou os olhos por um instante. – E mesmo assim, ninguém vai interferir em suas escolhas. Entendemos que o livre-arbítrio foi concedido a todos nós por uma força muito superior a qualquer poder da Terra e esse é o nosso dom mais precioso – seus olhos se fixaram no chão, desviando do meu rosto. – As pessoas escolhem ser boas ou más, e essa é uma escolha que continuamos a fazer por toda a vida, todos os dias. Das pequenas às grandes decisões.” 
— Página 291 





A Autora:


Nasceu em São Paulo, capital. Filha de pais aventureiros viveu boa parte da infância em Minas Gerais onde desfrutou de amizades inesquecíveis e compartilhou com a irmã mais velha o contato com a natureza. Este ambiente repleto de mitos e liberdade sempre instigou sua imaginação. Aeronauta, cursou Administração com Comércio Exterior em Campinas, São Paulo, trabalhou em diferentes áreas comerciais, mudou algumas vezes e viajou o necessário para acumular experiências inspiradoras. Amante dos livros de romance e ficção, é apaixonada pelo mundo da fantasia. Atualmente, reside em São José dos Campos, SP, com o marido, a filha e um gato.


Links Externos.

9 comentários:

  1. Olá, Vinícius! Como vai?
    Gostei bastante de sua crítica. Você resumiu bem a história contada.
    Bem, eu não fiquei muito incomodada com as idas e vindas desse romance, até porque, pela forma que a Keila descreve, é possível perceber o motivo. Eles são completamente de mundos diferentes, e, apesar disso, conseguem se entender. Mas também, não é para menos. Ah, você não queria que eles ficassem juntos, né? hahahah Lembro-me de uma conversa que tivemos com a Keila no facebook; você ainda estava no meio do livro, e fico feliz por ter gostado. Garanto que o próximo livro terá muitas coisas surpreendentes - eu fui dar uma ideia para a autora e ela disse que eu estava seguindo sua linha de raciocínio :c spoiler demais para mim.
    Realmente, as cenas foram muito bem descritas e, em minha opinião, após a chegada do mundo mágico, o livro flui ainda melhor.
    Ah, a questão de escolhas - o certo ou o fácil? - deixou-me contente, pois nunca pensara em algo do tipo, e percebi que as coisas mais simples podem se transformar em problemas grandes caso façamos a escolha errada.
    Parabéns pela resenha e desculpe o comentário gigante. Foi necessário hahahah.
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UAU... tive que parar aqui para te deixar um beijo Karol.... adorei suas últimas palavras, SERIO!
      Beijos Linda! Ótimo domingo!!!
      Keila Gon

      Excluir
  2. Oi Karol õ/, vou bem e você?

    É desse tipo de comentário que a gente gosta ;) haha. Eu entendo a necessidade da autora, mas mesmo assim eu não gosto de ver a Melissa sofrendo por causa desse sr. Dippel. Ela merece ser tratada como uma princesa u.u

    Obrigado pelo comentário õ/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?

    Cores de Outono é incrível e com sua resenha pude sentir muitas coisas que senti lendo o livros, haha, isso é muito bom.
    Eu também já o resenhei e com certeza foi uma das melhores leituras do ano. Dei 5 estrelas :P . Achei impressionante que os nossos quotes super se combinaram, haha.

    Depois passa lá no blog.
    Abraços.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Beijos Rogério, obrigada pelo apoio... e muitas inspirações para os contos!!!
      Keila Gon

      Excluir
  4. AHHHHHHHHHH Um grito!
    Respira , continua...
    Juro, amei sua resenha Vinícius, seu olhar de leitor sobre a história e seus personagens deixou muitos sorrisos em meu rosto! Como agradecer o carinho?
    Parabéns pelo talento com as palavras, a forma como descreve suas emoções e opinião foi excelente!!
    Desejo muito sucesso, e muitos livros na estante!
    Ahhhh e espere por mais brigas de Melicent em SOMBRAS kkkk... (adorei isso) sabe como é... elas são o tempero entre duas personalidades distintas... e "entre nós", o bom das brigas é fazer as pazes...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    BEIJOS muito, MUITO agradecidos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Keila Gon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem precisa agradecer Keila, só o fato de você ter me dado a chance de ler essa história já é muito gratificante. Melicent vivem entre tapas e beijos, aprendi isso no final do livro. Tudo sereno, tudo na paz e de repente uma briguinha. HAUEAH.

      Esse casal sabe como fazer as pazes, do modo mais sensual possível HAHAHA. ;)

      Obrigado Keila pelo comentário, pelo livro e por ter escrito esse livro :D Beijos e abraços de um novo leitor apaixonado. ♥

      Excluir
  5. que capa ENCANTADORA!
    simples, porem de muito bom gosto!
    Beijos
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Nossa, sem palavras, sério! Talento é talento, viu? E você possui de sobra!
    Adorei sua resenha! Extremamente perfeita! Capaz de despertar todas as emoções que senti quando li Cores de Outono! Apenas, nostálgico *--*

    Parabens pela resenha, mais uma vez! =)

    Abraços
    Adriano G.
    GeraçãoLeitura.com (http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/) passa lá ;)

    ResponderExcluir