quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Resenha Especial: A Vingança das Lendas (Conto) – Vinícius Teixeira

Sinopse: Distantes das grandes cidades, escondidas nos confins das florestas vivem as lendas. Muitas vezes elas passam despercebidas pelos olhos humanos, porém nem sempre conseguem o anonimato, e acabam transformando-se em mitos na boca do povo e no imaginário popular. 

Cansado de ver seu Reino ser destruído pela sede de poder dos seres humanos. O Curupira, Rei do Reino Amazon, decide usar todo o seu poder para despertar a grande Boíuna, a qual segundo o conto popular é uma grande cobra capaz de causar ampla destruição. 

A Rainha do Reino Amazon, a Matinta Pereira, é contra todos os planos do Curupira e vai fazer o possível para deter esta catástrofe. 

Um conto de reflexão, fantasia e aventura.

Resenha: Bem, o autor do nosso blog (Vinicius) escreveu um conto, com muita ação, aventura e uma mensagem muito linda que faz as pessoas se conscientizarem sobre a natureza e o meio ambiente.

O conto começa com Diego dentro de sua casa – que estava muito quente – mas ele não ligava para o calor, ligava para a sua cabeça, mais precisamente para o par de chifres que a sua namorada lhe dera de presente. Diego fica se lamentando, da menina tê-lo largado e trocado por um “bombadão” feio dos infernos. Diego tem bom humor e isso faz o conto ficar engraçado.

“As cidades livres ribeirinhas estão em alerta – disse a repórter do jornal – embarcações e pescadores estão desaparecendo misteriosamente ao redor do Oceano Atlântico...”. Enquanto a repórter fala, Diego continua se lamentando. “Vitória, Vitória... Porque me abandonastes? Sinto saudade do seu cheiro de flores e do seu rosto de indiazinha”.

Enquanto isso em uma floresta, bem distante de Belém, a velha e a moça estavam à beira de um rio. A velha interroga a jovem: “Você fez o que lhe mandei?”. “Sim, mas eu não queria ter participado disso”. Vou explicar melhor, Vitória é a ex-namorada do Diego, ela não é bem um ser humano. Ela é a princesa do conto da Vitória Régia (Um dos contos/lendas mais conhecidos do folclore brasileiro).

E a velha que está na floresta com Vitória é a Matinta Pereira Mor, que convocou Vitória para uma missão. Vitória tinha que colocar uma insígnia nas costas de Diego. Lendo você irá entender melhor o porque. Basicamente eu posso explicar que só ele pode fazer uma coisa muito importante. (Sim, vou deixar muito suspense na resenha, porque o conto é uma coisa pequena e rápida, e ficaria sem graça revelar coisas como essas).

Assim depois que Vitória cumprir a sua missão, a Matinta a transforma na Vitória Régia (a planta). E vai atrás de Diego, explica tudo para ele. O porque só ele pode fazer essa tal coisa “importante”. Conta coisas sobre os antepassados de Diego. E acaba obrigando Diego a fazer essa tal coisa. No começo eu pensei que a Matinta fosse do mal, mas depois “saquei” que ela só queria proteger Belém e o mundo.

Então entra mas alguns personagens do folclore, personagens do mal (na verdade não são do mal, só querem se defender) e que querem destruir tudo. Mas por que? Porque a natureza já sofreu muito e o Reino das lendas está sendo afetado. E a Matinta (que também é uma lenda) é considerada traidora pela outras lendas. E aí começa uma guerra entre os homens, as lendas e a natureza. Tinha momentos que queria que as lendas ganhassem e tudo fosse destruído, e momentos queria que os humanos ganhassem. Mas você só vai ficar sabendo quem se deu melhor nessa, e qual é o trabalho importante que Diego tem a fazer, lendo o conto totalmente grátis no Wattpad (link: aqui).


É um conto que mistura om Folclore brasileiro e ensinamentos sobre a natureza e a poluição que a cada dia piora. Ensinamentos para a vida toda. Não vou falar sobre a edição até porque é um conto e só disponível em formato digital. Bem isso não foi exatamente uma resenha, pois é um conto e não um livro, mas ainda terá a nota e não poderá deixar de ser:



Pontos Negativos: São poucos, alguns erros, e em alguns momentos as brincadeiras do Diego ficam tão sem noção. Mas isso não vai de maneira nenhuma tirar o mérito do conto. Que foi muito bem escrito, e já vou avisando que estou falando isso, não é porque o Vinicius me obrigou, é porque eu realmente gostei. Vai ler também, é bem curtinho. Você vai adorar. Se você ler depois comenta o que achou. O link novamente (aqui).

Informativos:

Entre para o Orelha de Livro e siga-nos lá.

Visite o mais novo blog parceiro: World Teen


Então é isso gente, obrigado pelos comentários desde já.

Até a Próxima
Jonathan Freitas

2 comentários:

  1. Indicamos vocês para uma tag lá no blog :)
    http://www.clubedas6.com.br/2013/09/tag-5-series-e-os-livros-favoritos-de.html

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa super bacana hein?
    Adorei a resenha.
    Abraços!

    www.senhordoseculo.com

    ResponderExcluir