Roberta Spindler nasceu em Belém do Pará, em 1985. Escreve desde a adolescência e é apaixonada por literatura fantástica. Tem contos publicados em diversas antologias. É co-autora do romance Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos. E hoje ela nós cede uma entrevista para o quadro Momento Entrevista, borá lá?
Pergunta 1: O que é mais difícil em escrever fantasia para o público brasileiro? (enviada por Allison Feitosa)
Roberta: Acredito que a fantasia no Brasil está em alta, vejo vários leitores se interessando por livros do gênero, descobrindo a magia nas páginas. Autores nacionais têm ganhado destaque e a tendência é que isto abra espaço para novos escritores também. É claro que há certas barreiras, algum preconceito com o gênero, mas vejo o cenário atual como promissor e positivo acima de tudo.
Pergunta 2: Qual sua fonte de inspiração? (enviada por Matt Locadoras)
Roberta: O escritor pode buscar inspiração de maneiras diversas. Livros, filmes, história em quadrinhos são minhas principais fontes, mas há também momentos do cotidiano e até mesmo vivencias pessoais que me ajudaram a escrever.
Pergunta 3: Vocês se inspiraram em algum livro para escrever Contos de Meigan? (enviada por Renato Nonato)
Roberta: Os livros que mais me ajudaram na escrita de Contos de Meigan foram O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien), a saga Fronteiras do Universo (Philip Pullman) e o livro A Última Guerreira (Steven Pressfield).
Pergunta 4: Quando você e Oriana começaram a ter as ideias, chegaram a imaginar que a historia tomaria estas proporções? (enviada por Lucas Moraga)
Roberta: No início a escrita de Contos de Meigan era uma brincadeira, um hobby. A ideia de uma publicação era longínqua. Com o passar do tempo, o projeto foi tomando maiores proporções e encarado de maneira séria. Foi uma grande realização alcançar esse objetivo, ver a obra publicada e nas mãos de leitores de todo o Brasil.
Pergunta 5: Qual sua dica para os escritores iniciantes? E para aqueles que estão pensando em publicar?
Roberta: Digo para acreditarem sempre na história que estão escrevendo, mas que não tenham pressa. Revisem o texto e procurem sempre melhorar, estudando e lendo bastante. Na hora de procurar uma editora, estejam preparados para as negativas e críticas. O processo é lento e difícil, mas no final, ao ver sua obra pronta, vale a pena.
Pergunta 6: Como você tem divulgado o seu livro?
Roberta: A internet é o principal canal de divulgação do livro. Redes sociais ajudam bastante, estreitando os laços com leitores de todo o Brasil. Além disso, tento comparecer a eventos literários variados e com isso conhecer novas pessoas.
Pergunta 7: Para finalizar, deixe um recado para os fãs de Contos de Meigan e diga como anda a produção do livro dois!
Roberta: Agradeço a todos os leitores, são vocês que fazem todos os percalços valerem a pena. Fico muito grata por todo o apoio, mensagens positivas e interesse pelo meu trabalho. A história de Maya Muskaf está apenas no início. Portanto, estejam preparados para mais aventuras por este mundo mágico! Contos de Meigan 2 está finalizado e em breve espero ter novidades sobre sua publicação.
Eu e o blog agradecemos a atenção da Roberta e o acompanhamento dos leitores. :)
Ei você, ainda não leu a resenha do livro? Clique aqui para ler! Ficou interessado? Mande um e-mail para: contosdemeigan@gmail.com, e entre em contato com a autora. Visite e curta a fã page, Contos de Meigan!
"Talvez também movidas pelo desespero – ou por ambições e interesses ocultos – muitas famílias optaram por se unir aos humanos. No começo eram quase como escravos, mas aos poucos foram se aproximando e ganhando a confiança dos antigos inimigos. Passaram a conviver pacificamente com seus captores, na Terra ou em áreas dominadas. Estes magis desertores foram chamados cártagos, palavra que no idioma magi é usada para se referir a traidores ou pessoas desprezíveis."
(Trecho do Prólogo de Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos)
Até a próxima quinta :)
— Vinicius Teixeira.
Hey,
ResponderExcluirQue autora simpática! Não a conhecia nem o seu livro. Vou dá uma conferida na sua resenha.
Mas pelas imagens que você postou, acho que já me interessei pelo livro.
Beijocas,
Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog. c:
Contos de Meigan *-*
ResponderExcluirAdoro o livro, adoro o gênero, adoro Sebastian, enfim... Espero que a literatura fantástica invada o mundo!
A Roberta é uma das autoras mais amor que conheço!
Estou SUPER ansiosa para o segundo volume da trilogia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1111!!!!1ONZE
Espero que chegue logo, de verdade!
Adorei a entrevista!
Bjs.
Super legal a entrevista. Já conhecia o livro, mas ainda não tive o prazer de ler. Me deu mais vontade ainda agora, por saber que ela se inspirou em O senhor dos anéis.
ResponderExcluirhttp://blogprefacio.blogspot.com.br/
Oi Jon,
ResponderExcluirAdorei a sua entrevista ;)
Bem legal conhecer novos escritores!
Abraços
http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/