sábado, 29 de junho de 2013

#37 | Calisto - L.E.Haubert

Olá pessoal, eu (Jonathan) estou aqui trazendo a resenha do livro da nossa autora parceira. L.E.Haubert. Esse é o primeiro volume da trilogia da meio noite, como é um livro digamos "pouco conhecido" essa resenha será muita mais explicativa do que as outras, então será um pouco grande. Espero que gostem : ) 

Sinopse: Quando a noite cair, as brumas elevarem-se, a lua estiver banhada em sangue e as insígnias despertarem não restará opção se não lutar. Você não pode fugir de quem é do seu destino ou os demônios encontrados, e não poderá desistir porque terá sempre alguém a espreita. As cinco insígnias juntas são invencíveis, separadas devastadoras. Resista, combata, enfrente, acima de tudo conheça a si mesmo para descobrir se você está pronto para desvendar os mistérios. Draco, Lucas e Kalí possuem cristais, possuem força e não desistirão até Arrarock estar salva novamente. O preço mais caro sempre é pago pelos heróis. Acompanhe-os nesta jornada.



Número de páginas: 208 | Autora: L.E.Haubert
Editora: Novo Século| Ano: 2012 | Gênero: Fantasia/Aventura | 1ª Edição


Resenha: Quando firmei parceria com a autora dessa obra - L.E.Haubert – eu fiquei muito feliz, primeiramente por ter lido várias resenhas e criticas – positivas - sobre o livro. E também pelas capas que são extremamente magnificas. E quando eu recebi os livros, minha primeira reação foi de abrir – na verdade eu rasguei o papel de qualquer jeito, na hora do desespero – e começar a folear as paginas, foi aí que percebi o jeito George R.R. Martin de dividir os capítulos pelos nomes dos personagens, e eu adorei. Primeiro porque esse tipo de narrativa costuma ser bem explicada, contém riquezas de detalhes e é leve e dinâmica, não é uma coisa que cansa o leitor. Então eu fui ler – na verdade devorar – e hoje estou trazendo pra vocês as minhas percepções quanto ao livro.

No começo somos saudados por um “Prefacio” de tirar o folego. Estamos no meio de uma guerra, o badalar do sino toca, abafando o som de gritos de pessoas que eram terrivelmente assassinadas. A lua nem bela era: chorava pelo sangue de mulheres e crianças, derramados naquela noite. Enquanto os magos buscavam Volker, o desertor – causador de tudo isso – cavalheiros erguiam suas espadas urravam e eram derrubados pelos seres de Racia – uma mistura de orcs com humanos – e passavam o dever de salvar as insígnias para o companheiro do lado. Essa guerra durou dois dias, o exercito de Racia entregou-se na batalha. Volker – o mago traidor – foi levado pelos elfos e aprisionado num lugar secreto, cuja localização somente os senhores dos bosques sabiam. As insígnias foram espalhadas pelo mundo, para nunca mais serem reunidas. Assim a paz reinou sobre Arrarock durante mil anos, a história foi passada de geração a geração, até que se tornou uma lenda e os objetos ou insígnias foram esquecidos – até agora – da mente do povo de Arrarock.

Draco e sua mãe Joanne são camponêses. Assim como todo camponês é, ele e sua mãe não eram diferentes, calmos, simplórios, gentis, amorosos. Draco é um típico explorador, ás vezes achava objetos perdidos, esquecidos por caçadores e vendia para os mercadores de velharias. Um dia Draco andava na floresta de Bahruan e se deparou com uma laguna, como estava frio Draco não se atreveria a entrar para se banhar. Mas ele não esperava que vozes o chamassem para digamos “tomar o banho”. Ele se despiu, entrou na laguna sentindo o seu corpo se arrepiar com o frio, mas com o espirito de explorador Draco quis explorar o fundo da laguna. Algo brilhava, dando a impressão de ser ouro, Draco mergulhou e quando mais fundo chegava parecia que estava a beira da loucura, todo o seu corpo queimava e ardia. Até que conseguiu tocar no objeto brilhante. Quando chegou a superfície percebeu que o que estava segurando não era ouro, o objeto parecia uma insígnia mística. Um artefato circular, possuía ao máximo oito centímetros de altura, seis de largura, duas linhas esverdeadas cruzavam-no, uma o contornava encontrando-se com outra, tinha o leão gravado no meio e com runas escritas ao qual Draco não entendia. Ao tocar na insígnia, acontece um coisa muito estranha com ele, e eu não vou contar só pra te deixar curioso.

Lucas é um experiente caçador, os seus pais morreram quando ele era muito pequeno. Em uma das suas aventuras, ele encontra um dragão – é isso mesmo – pra chamar de seu. E o mais legal dessa relação Lucas – Dragão é que eles se comunicam por pensamentos. Ele consegue encontrar a insígnia de uma forma surpreendente e em uma situação muito triste. Só que isso eu não vou poder contar. Durante a história vocês vão perceber que cada insígnia pertence ao um elemento da natureza, ar, água, fogo, terra. Mas no total são cinco? Sim, existe mais uma a insígnia do espirito. Interessante, não?

Volker é o vilão, ele foi um mago do bem só que a voz da ambição subiu a cabeça e ele caiu na armadilha das insígnias, o coração dele não bate (u.u) então ele é quase imortal. Então depois da guerra do prefacio em que ele foi aprisionado e esquecido. Ele consegue retornar, e agora Arrarock não está mais segura. Rapidamente Volker consegue reunir seu exercito e diversas vezes manda outros magos do mal para conseguir pegar as insígnias, e aí os nossos heróis entram em cada uma, que não da pra acreditar e pela idade deles 16/17 eles conseguem ser inocentes e burros. Coisa de louco, várias aventuras.

Depois que Draco e Lucas se encontram – isso acontece de uma forma totalmente inesperada e já lá para o fim – os elfos explicam a eles o que são as insígnias e o que irá acontecer com os nossos heróis. Um desses elfos é Kali, ela possui outra insígnia, só que não vou me aprofundar nisso, porque Kali vai aparecer muito mais no segundo livro – Sohuem – ao qual eu também irei resenhar e vou falar mais sobre ela e sobre Corvina. E essas duas personagens são as chaves para o segundo livro.

Eu estava passeando pela internet e fui buscar no skoob resenhas de Calisto, e vi que algumas pessoas falam que tem muitas semelhanças com Harry Potter, Eragon e até Senhor dos Anéis e eu venho por meio dessa resenha lhes fazer uma pergunta e quero que vocês respondam nos comentários. Um autor não pode escrever sobre dragões, magos e elfos, por que ele não estará sendo original? Acho que isso é preconceito, porque desde que o autor seja original – não plagiar – ele pode se basear sim em outros livros e autores. Porque não?

Eu percebi sim várias semelhanças e achei super legal isso, nunca atrapalharia a minha leitura. Os autores brasileiros merecem melhor valorização, e não serem depredados e serem chamados de sem imaginação e sem originalidade. Eu achei muito bom o livro, a riqueza de detalhes é surpreendente e a narrativa é super leve e a diagramação é muito boa só que percebi alguns erros, mas nada que faça você tirar 0 na escola.

Essa mistura de Tolking + Martin + Rowling e um toque da lerdeza da Collins, da um resultado muito interessante e que vale a pena ser desbravado por você.

Nota:


Site da Autora: aqui

Livro no skoob: aqui

O livro está disponível em várias lojas.
(aqui você compare os preços nas lojas, Siciliano, Saraiva, travessa etc...) aqui

Perfil da Autora: aqui

Saiba um pouco mais sobre a Autora, na entrevista que faremos com ela na próxima quinta-feira.

Ke Y Der u Viena t Dennuiu...
(tem a haver com o livro, significa: “Que a natureza derrube sobre vocês as bênçãos.”)

Jonathan Freitas
Até a Próxima

12 comentários:

  1. Adorei a resenha!
    Adorei a história!
    E sim, isso é preconceito! 90% das pessoas vão buscar semelhanças em obras mais famosas, é coisa do ser humano.

    ResponderExcluir
  2. L. E. Haubert tbm é parceira do blog e já li Calisto e adorei tbm, já até fiz resenha. Quanto as semelhanças com Harry Potter (não sei os livros pq ainda não os li) mas há uma certa, não semelhança, mas inspiração. Alguns nomes, alguns apelidos, algumas narrativas, mas é como disse, nada é feito do nada. Nada se cria, tudo se transforma!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Só vou falar uma coisa sobre esse livro: EU NECESSITO!!!! Já tinha visto as capas, os livros, e amei!!!
    Quero ler, quero ler e quero ler, isso é uma ordem para mim! haha
    Parabéns pela resenha e parceria nota 1000!!
    Beijããão

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jon, tudo bom?

    Eu já li e resenhei esse livro até porque a Laura é autora parceira do "Uma dose de palavras"... também achei semelhanças com O Senhor dos Anéis, principalmente na parte dos Elfos e tudo.
    Não li Harry Potter, ou os outros livros que você citou, mas tmb vi comentários a respeito dessas semelhanças.

    Os erros me incomodaram bastante, tentei relevar porque acho que a Laura não teve culpa e sim a editora que não foi totalmente eficiente na revisão e correção do livro, enfim, realmente os erros não impedem toda a magia do livro.

    Abraços.
    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Como assim eu não conhecia Calisto?!
    Td que eu gosto em um livro só!
    Lógico que vou ler!
    Adorei a resenha, viu Jonathan. Parabéns!

    PS: tá rolando uma super promoção lá no blog, corre lá e participe! ;)

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  6. Oi! Parabéns pela sua resenha.
    Também resenhei Calisto, pois a L. E. Haubert também é parceira do meu blog. É um livro ótimo, estou ansiosa para começar a ler Sohuem. haha

    Beijos
    Isa
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha!
    Já tinha visto esse livro, mas não sabia do que era a história, e voce me empolgou para ler, vou procurar pelo livro.

    adorei seu blog, estou te seguindo e curti no face

    me visita
    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Jonathan :)

    Adorei a sua resenha, me deixou mais instigado ainda com vontade de ler Calisto! Também sou parceiro da Laura e logo realizarei a leitura :)

    Abraços
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha visto esse livro, chamou minha atenção!
    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/(comenta lá)

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha me chamou muito a atenção, adorei a capa do livro. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. Estou ansiosa para ler o livro!!!
    Vou tentar comprar para mes que vem!
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho os dois livros da autora
    mas eu ainda vou chegar lá, porque eu estou com uma
    fila enorme de autores nacionais aqui no meu quarto.
    Mas achei bacana sua resenha.
    parabens =]
    bjos

    lovereadmaybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir