segunda-feira, 1 de abril de 2013

#13 | Percy Jackson e os Olimpianos: O Mar de Monstros - Rick Riordan

Sinopse:  O ano de Percy foi surpreendentemente calmo. Nenhum monstro que colocasse os pés no campus de sua escola, nenhum acidente esquisito, nenhuma briga na sala de aula. Mas quando um inocente jogo de queimado entre ele e seus colegas torna-se uma disputa mortal contra uma tenebrosa gangue de gigantes canibais, as coisas ficam, digamos, feias. E a inesperada chagada de sua amiga Annabeth traz outras más notícias: as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento Meio-Sangue foram envenenadas por um inimigo misterioso, e, a menos que um antídoto seja encontrado, o único porto seguro dos semideuses será destruído. Nesta vibrante e divertidíssima continuação da série iniciada com O ladrão de raios, Percy e seus amigos precisam se aventurar no Mar de Monstros para salvar o acampamento dos meios-sangues. Antes, porém, nosso herói entrará em confronto com um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição. Páginas: 286.






              ATENÇÃO!!! SE VOCÊ AINDA NÃO LEU O PRIMEIRO LIVRO DA SAGA (O LADRÃO DE RAIOS) NÃO LEIA ESTE POST, VEJA A RESENHA DE LAZARO, SOBRE O PRIMEIRO LIVRO DA SAGA! PODE CONTER SPOILERS SOBRE A OBRA.


     O Mar de Monstros é o segundo livro da saga Percy Jackson e os Olimpianos escrita pelo autor norte-americano Rick Riordan, nela temos a continuação das aventuras de Percy no Acampamento Meio-Sangue, que neste volume está sofrendo grande perigo.
     A árvore de Thalia, que mantem as fronteiras mágicas do Acampamento protegidas foi envenenada por você-não-sabe-quem, aos poucos o vale do local vai ficando pobre e ameaçado de morte e os campistas em pânico esperando a qualquer momento um ataque do inimigo.
     Logo quando fica sabendo disso Percy volta as pressas para o Acampamento e descobre que Quíron foi culpado pelo envenenamento do pinheiro, no lugar do diretor de atividades fica Tântalos um condenado do mundo inferior. Percy pede uma missão para Tântalos depois de uma corrida de bigas que acabou mal e que Clarisse foi a campeã, Tântalos reconhece a missão mas não é Percy quem vai lidera-la. 
    O filho de Poseidon, rebelde que só ele, encontra com Hermes na praia do Acampamento, o qual lhe propõe que vá escondido encontrar o mandante do envenenamento (que todos suspeitam ser Luke, o traidor).
    A partir dai, só lendo pra saber. Hehehehehehe.

  • Crítica. (CONTÉM SPOILERS)
     Aqui caímos mais uma vez na receita de Riordan: fulana, ciclano e beltrano correndo atrás do inimigo para salvar o mundo, altas armadilhas acontecem, monstros mitológicos intervem e alguns deuses aparecem pra deixar tudo bem.
     Mesmo seguindo essa receita básica o livro é muito bom.
     O Rick escreve de um jeito gostoso de se ler e bem simples, aqui em O Mar de Monstros temos um personagem para ficar no lugar de Grover, Tyson! Um ciclope meio-irmão de Percy que em minha humilde opinião é mais engraçado que dez Grover's juntos, me peguei em vários momentos dando infinitas gargalhadas com as coisas infantis que ele fala. 
     Annabeth aqui esta bem "Percy me possua!" me lembro de ficar toda hora falando "SE BEIJEM E ACABEM COM ESSA PALHAÇADA POR FAVOR!" mas o tio Riordan consegue criar aquela tensão no leitor. Sou Percabeth para sempre :D
    Percy aqui esta burro como de costume e tapado como de rotina. E as piadas do cara então? HAHAHAHAHA me fazem delirar de tédio! Mas podemos perceber que ele esta amadurecendo, junto com a Annabeth.
   Sobre as aventuras deles: a minha "monstra" favorita foi a Circe, mas a Annabeth sambou legal na cara dela, Circe é demais gente, vocês não tem noção. O monstro principal aqui é o ciclope Polifemo (na minha cabeça eu apelidei de PolifeRmo) que capturou Grover enquanto ele buscava encontrar o deus perdido Pã (deus da Natureza), outros monstros aparecem como os lestrigões, que me lembraram muito certos valentões de escola. Aves de Estinfale que pra mim são galinhas nervosas. Uma Hidra que me lembrou algumas pessoas da minha escola... e outros monstros que você sabem quais ou vai ler sobre eles no livro.
   Sobre o nosso querido Luke, a nervosinha. Luke é o personagem que eu menos gosto, não por ser o vilão mas por ser ATACADINHA e cheia de "não encoste no meu cabelo que eu fiz chapinha", Zeus devia ter jogado um raio nessa peste desde o fim do primeiro livro. Aqui ele esta mais detestável ainda, arranjou dois seguranças e sai por ai recrutando "servas do mal" vulgos, meios-sangues traidores. Além dele ficar se intrometendo no meu shipp (Percabeth). No barco dele "Princesa Andrômeda" vulgo "Barco do Mal da Luka a Nervosa do Nilo" há o caixão de Cronos... hm, Cronos.... Nesse caixão tem os pedacinhos do Senhor Titã que se ligam a cada meio-sangue que se junta ao "Bando das Garotas em Busca de Atenção dos Deuses". Na minha humilde opinião eles deviam ter usado super bonde que juntava mais rápido.  
   Sobre o GRANDE FINAL! CLAP CLA CLAP!. A única coisa que podia salvar o acampamento era um velocino de ouro o qual restaura as forças mágicas e faz com que todo o vale fique verde e feliz de novo. GENTE! AQUELE FINAL! SOCORRO! Aqui termino minha resenha com uma simples frase.
 "Eu sou Thalia (...) Filha de Zeus."
PA! TAPA NA CARA DOS LEITORES.
Até a próxima pessoal. :)


Por: Vinicius Teixeira.

4 comentários:

  1. Acredita que nunca tive vontade de ler essa saga, Porém depois dessa resenha com certeza vai entrar pra minha lista de leitura do ano =D

    Beijos de Joyce Silva - My Life Outside Of Series

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAH que legal Joyce, boa sorte com o Rick e com os livros dele. Bjs :*

      Excluir
  2. Adorei sua resenha ri litros kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ficou mto boa

    ResponderExcluir