segunda-feira, 1 de abril de 2013

#12 O Hobbit - J.R.R.Tolking


Olá pessoa, hoje estou aqui para fazer resenha de o hobbit, como você já viu no titulo do post. Então vamos lá:


O Livro


Sinopse: Os “hobbits” são um povo muito antigo, de seres muito pequenos, menores do que os anões. São tranquilos e de boa paz e não exigem mais do que uma boa terra lavrada. Não se sentem à vontade com as "pessoas grandes", só gostam de lidar com ferramentas manuais e não se adaptam a máquinas complicadas. Esta é a história de Bilbo Bolseiro, um “hobbit” que vive muito satisfeito até que Gandalf, o mago, e uma companhia de anões o levam numa expedição  para resgatar um tesouro guardado por “Smaug”, o Magnífico, um dragão enorme e perigoso. Este é um clássico da literatura universal, precursor de O Senhor dos anéis.
Os hobbits são pequenos seres, parecidos com homens, que andam de pés descalços, moram no campo e têm como principais atividades beber cerveja e fumar certas ervas em longos cachimbos. Eles são bem parecidos com humanos, apesar da baixa estatura e dos pés peludos! Não gostam de aventuras, de guerras, nada que os tire do sossego. Eles gostam de paz, comida e festa!

Bilbo Bolseiro, é um “hobbit” muito amigável feliz, adora fumar, e comer, no condado de “hobbits”, e na sua em forma de toca ele vive feliz, ele não é famoso por muitas aventuras, nunca fez uma, devedor de impostos as sacola bolseiros, e com a sua vida de “hobbit” vive feliz! O condado, é um lugar de amigos, todos os “hobbits” vivem em harmonia, em suas casas comida, cerveja e fumo é o que não falta, todos eles são tranquilos e não são de guerra.

MAS, quando Gandalf o cinzento chega e apronta todas, a vida do condado dos “hobbits” muda completamente!  Primeiro Gandalf, chega na casa de Bilbo e fala assim: Você foi selecionado para uma aventura, temos um dragão para matar, amanhã venho aqui e nós já saímos para a aventura. E depois marca a porta de Bilbo e vai embora. No dia seguinte chegam 13 anões na casa de Bilbo (é tanto anão que eu não consegui memorizar os nomes rs), sem explicação nenhuma, e são todos abusados pegam a comida do Bilbo sem pedir, fazem um auê na casa de Bilbo, quando Gandalf chega, todos ficam quietinhos (é sábio temer a um mago), e ele explica tudo sobre a missão e Bilbo acha assustador, mas pensando no dinheiro e no ouro que ele pode ganhar, ele aceita.

Os anões são famosos por suas guerras, aventuras, não se dão bem com os Elfos e acima de tudo, famosos por suas canções. E cantando, eles passam por vários perrengues, perigosas aventuras, e uma guerra para reconquistar o ouro roubado dos anões pelo dragão Smaug, o temido dragão.


O autor
John Ronald Reuel Tolkien, CBE (Bloemfontein, 3 de janeiro de 1892  Bournemouth, 2 de setembro de 1973),[1] conhecido internacionalmente por J. R.R. Tolkien, foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico, nascido na África, que recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954,[2][3] e autor das obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis eO Silmarillion.[4]
Tolkien nasceu em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul, e, aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão, passou a viver em Inglaterra, terra natal de seus pais, tendo naturalizado-se britânico. Desde pequeno fascinado pela linguística, fez a licenciatura na faculdade de Letras em Exeter. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário", complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das suas mundialmente famosas obras como “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”, esta última, sua maior paixão, postumamente publicada, que é considerada a sua principal obra, embora não a mais famosa. Fonte: Wikipedia


Os filmes
Serão três filmes: “Uma Jornada Inesperada”, “A Desolação de Smaug” e “Lá e de Volta Outra Vez”.
O primeiro filme de três saiu agora em dezembro e também já é um grande sucesso no mundo inteiro. Neste, a história contada é do hobbit Bilbo Bolseiro, que junto com treze anões e um mago, irão tentar derrotar um dragão que tomou a força a cidade e a riqueza dos anões, muitos anos atrás.

Nota para o livro: 



Por: Jonathan Freitas



5 comentários:

  1. Curti muito sua resenha! Comprei esse livro, mas inda tenho 4 pra ler ¬¬ sacumé né? vida de leitor é assim, kk Bjss Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! É eu sei que vida de leitor é complicada, temos vários livros para ler, mas sem tempo para a leitura!

    ResponderExcluir
  3. Li os livros do Senhor dos Aneis sem ver os filmes. Agora com Hobbit eu não quis perder a oportunidade de ver no cinema então vi o filme antes de ler o livro. Amei o filme, e pelo jeito o liro é ainda melhor.

    http://meupaginometro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acredita que já assisti os dois filmes e ainda não li o livro!?!
    E isso porque ele está bem ali, na minha estante!
    Na verdade eu começei a ler um da bilioteca e quando precisei devolver eu parei, depois que comprei o meu eu não estava mais no "momento fantasia", sabe?
    Mas, definitivamente, vou terminar o livro antes do próximo filme xD

    http://julicronicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir