Número de páginas: 424 | Autor: Rodrigo Gonzalez
Editora: Novo Conceito | Ano: 2006 | Gênero: Ficção Cientifica/ Aventura/ Mistério | 1ª Edição
* Sinopse *
Na Itália, o corpo congelado de um camponês da Idade Média desperta interesse da Igreja Católica e de cientistas do governo, que farão de tudo para tê-lo em seu poder. Em São Paulo, a Dra. Ana Domeni, médica infectologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, é chamada para avaliar um estranho caso em uma das mesas de autópsia do Instituto de Medicina Legal. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, dois de seus mais influentes colegas da comunidade científica internacional, especialistas em uma rara doença degenerativa, são assassinados sem um motivo aparente. Inicia-se então uma série de atentados contra sua própria vida e ela começa uma fuga desesperada em busca de respostas. Contando com aliados inesperados e lutando contra um inimigo invisível, Dra. Ana é levada ao Velho Mundo, onde antigas e perigosas lendas ameaçam tornar-se realidade. Agora, utilizando seu conhecimento científico em laboratórios de última geração, ela tem pouco tempo para encontrar as respostas certas, que poderão salvar não só a sua vida, mas também a todo o mundo.
- Resenha -
Em uma manhã de domingo a doutora Ana Domeni se encaminha para o seu trabalho no Hospital das Clínicas quando é surpreendida por um louco que tenta mata-la. Depois deste episodio ela acha que é apenas um péssimo acidente, mas a verdade se mostra bem mais preocupante.
Dois de seus amigos cientistas estão mortos, uma sociedade secreta dos tempos remotos da Idade Média volta a ativa, desta vez para acabar com a humanidade. Os Protetores da Árvore da Vida querem um mundo sem humanos, para isso eles... OOOOOH, tem que ler para saber :)
O corpo achado contém uma curiosa alteração nos príons (no final do post tem um textinho explicando o que são), este corpo é cobiçado pela Igreja Católica , a mesma quer de todas as maneiras pegar o corpo para si, entretanto o governo do Vaticano quer saber o porquê de tanto interesse e acaba se envolvendo na putaria toda. PORÉM! Os Protetores da Árvore da Vida também querem e então acontece altas potarias.
Ana não sabe o que fazer, as inúmeras perseguições a deixam louca, então ela foge do Brasil para o exterior.
O livro é contado em terceira pessoa, possui uma narrativa fácil e interessante, o narrador nos dá várias informações sobre o dia-dia nos Hospitais Públicos e sem querer querendo acaba nos informando muitas coisas sobre os Príons.
Ciência, religião, mistério, sangue, mortes e ação, é o ponto forte deste livro fantástico A capa é muito bonita e representa bem o que acontece, o título tem tudo haver com o livro. Depois de ler eu fiquei realmente com medo, príons não são fictícios e eles existem dentro DE VOCÊ, de mim e de todos nós, não quero nem imaginar o que aconteceria com o mundo se... OPS, leia para saber.
Sem falar na grande reviravolta que a história dá nos "últimos minutos do segundo tempo", devorei as últimas páginas loucamente.
O Epílogo é simplesmente perfeito! E se você tivesse nas mãos uma "arma" que pode liquidar o mundo? O que faria?
Essa é a grande sacada do livro, mas não é a única.
Inteligente e bem bolado, Príons me encantou, me fez ter medo e as cenas de morte me deixaram chocado. É um ótimo livro de um escritor BRA-SI-LEI-RO! Sim, nós da America do Sul também temos talento.
Só não recebe uma estrela a mais por algumas questões terem ficado a deriva, mas nada que dificulte seu entendimento da história.
O que são Príons?
Príons são moléculas proteicas que possuem propriedades infectantes. O nome príon vem do inglês proteinaceous infectious particles, que quer dizer partículas proteicas infecciosas. Tais partículas se distinguem de vírus e bactérias comuns por serem desprovidos de carga genética.
Existe um gene, denominado prinp, que é responsável pela síntese da proteína príon celular (PrPc). Na sua forma normal e saudável, essa proteína, além de participar do processo de diferenciação neural, ela defende os neurônios de condições que podem levar à sua destruição. Uma mutação do gene prinp provoca a formação defeituosa da PrPc, que se transforma em príon. Essa molécula proteica infectante é capaz, ainda, de alterar a forma de outras proteínas saudáveis, que, a partir daí, também adquirem um comportamento priônico. Os príons podem até mesmo produzir réplicas de si mesmos (por mecanismos ainda desconhecidos).
Os príons possuem estruturas bastante estáveis e são resistentes a enzimas digestivas, calor, algumas substâncias químicas e até à radiação ultravioleta, condições que normalmente degradam proteínas e ácidos nucleicos. Também não existe nenhum mecanismo de defesa imunológica capaz de neutralizar essa partícula infectante, o que torna ainda mais rápida a sua disseminação.
Fonte: Brasil Escola, Bioquímica.
Nossa que incrível,
ResponderExcluirnão conhecia o livro mas fiquei muito interessada, é um assunto diferente, a sua resenha está incrível e amei os esclarecimentos do que são príons, eu realmente não sabia.
http://soubibliofila.blogspot.com.br/
Ah obrigado *-* O livro é incrível ;)
ExcluirAdorei a resenha, achei super legal a informação do que é príons! -Ignorância...
ResponderExcluirAdorei!!!
Hahahaha, eu também não sábia o que era. Vivendo e aprendendo né? Beijos.
ExcluirAdorei o post, me interessei bastante pelo livro *-*
ResponderExcluirGabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br
Amei a resenha e me deu muita vontade de ler esse livro = D
ResponderExcluirTe indiquei a uma tag dá uma olhada lá
Beijos Joyce Silva - My Life Outside Of Series
http://mylifeoutsideofseries.blogspot.com.br/2013/05/tag-e-selinho.html