sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

#80 | A Garota das Cicatrizes de Fogo - Ricardo Ragazzo



Olá pessoal!!! Tudo bem com vocês? Como sabem, estou organizando um book tour do novo livro do Ricardo Ragazzo aqui no blog. O livro chegou aqui em casa, li em quatro dias e estou aqui para descrever minha opinião para vocês. Mas antes, quem conhece o autor, sabe que ele tem outro livro, chamado "72 Horas Para Morrer, leia a resenha que fizemos dele aqui. Então vamos lá!






Sinopse:

Quatro anos após o desaparecimento da filha e a misteriosa morte da esposa, Johnny Falco recebe uma pista que pode ajudá-lo a desvendar o caso. Um homem aparece morto com as mesmas características inexplicáveis de sua mulher: O CORPO NÃO PASSA DE UM ESQUELETO COM PELE. Seis anos após ter 80% do seu corpo queimado em um atentado, Lisa Gomez acorda em um hospital com uma incontestável diferença: TODAS AS CICATRIZES DE SEU CORPO DESAPARECERAM! E quando o destino dos dois se cruzarem na pequena cidade de Valparaíso, ambos descobrirão que as tragédias que cercam suas vidas estão muito mais interligadas do que poderiam imaginar.


Número de páginas: 260 | Autora: Ricardo Ragazzo
Gênero: Thriller/ Suspense / Nacional
Editora: Novo Século | Ano: 2013 | 1ª Edição


Resenha:

Como vocês puderam ver eu adorei o primeiro livro do autor, "72 Horas Para Morrer" , e claro que eu queria muito ler "A Garota das Cicatrizes de Fogo". Surgiu a oportunidade do Book Tour e eu aguarei com todas as forças. Vou confessar para vocês que o autor me surpreendeu, eu esperava algo igual a "72 Horas Para Morrer", mas este livro é sem comparação, o melhor thriller que eu já li em toda a minha vida literária. Superando títulos como "À Espera de Um Milagre" e Saco de "Ossos" do Stephen King. Neste livro o autor se mostrou um Ricardo King. Eu não sabia se lia o livro ou se eu fazia qualquer outra coisa, um dia eu fiquei até duas horas da manhã lendo este livro. Vamos falar um pouco da história.

Nós somos saudados com um "prefácio" de tirar o folego. "O Último Dia de Dennis Marcos" em que narrado em terceira pessoa vemos um homem - Dennis Marcos - em um clube privé, para afogar as mágoas e transar com uma qualquer. Um ocorrido faz Dennis ser expulso do clube. Lá fora, um mendigo se aproxima de Dennis quando ele está caído no chão - após ter sido jogado pelos seguranças - e seu corpo misteriosamente começa a arder, ele começa a sentir um cheiro de gasolina e vê seu corpo em chamas, até só restarem pele e ossos no chão da cidade de Valparaíso.

No primeiro capítulo, vemos (ou melhor, lemos) Johnny Falco - um detetive particular e protagonista da história - sonhando, um sonho que o pertuba a quatro anos. Tudo acontece da mesma forma, ele chega em casa, vê o corpo da mulher - os ossos e pele - e percebe que sua filha foi sequestrada. Ele acorda deste sonho e seu amigo Sal Salvatore - um policial que perdeu os pais, e conheceu Johnny logo depois da morte da mulher e o sumiço da filha - mostra um caso na cidade de Valparaíso. Um homem - Dennis - é encontrado morto com as mesma características da mulher de Johnny. E Johnny vai até vai paraíso, com esperanças de encontrar sua filha.






O mais legal é que o livro tem duas história, e em um momento elas vão se cruzar, como diz na sinopse "ambos descobrirão que as tragédias que cercam suas vidas estão muito mais interligadas do que poderiam imaginar. Então vamos falar um pouco sobre Liza (pode me chamar de Liz) Gomes.

Seis anos antes do ocorrido com Dennis Marcos (eu já citei esse cara várias vezes, mas ele é um zé ninguém na história), Liza Gomes tem 80% do corpo queimado. Um homem chega de carro, pede uma informação, joga gasolina na Liza e taca fogo. Lemos está cena, quando Liza está sonhando, no hospital se recuperando do atentado. Seis anos internada, esperando pelo menos as cicatrizes mais graves sararem, mas quando ela acorda todo o seu corpo está como antes, intacto. Quando ela sai do hospital, já uma adolescente, ela quer aproveitar a vida, mas isso trará consequências drásticas.

A investigação de Johnny começa, ele vai ao necrotério e lá encontra o corpo de outra vítima, duas pessoas mortas do mesmo jeito que sua mulher, em uma só noite. De um jeito, ou outro ele irá acabar chegando em Liza. E todas as suas respostas serão respondidas (OU NÃO). Uma coisa que é legal no livro é que as narrativas mudam, quando é o Johnny a narrativa fica em primeira pessoa, pelo ponto de vista do detetive. E quando está contando a história da Liza muda para terceira pessoa, o que não deixa o leitor ficar confuso.

No primeiro capítulo da Liza, vemos ela retornar para a escola. Com muito medo das pessoas lembrarem que ela é a menina que teve o corpo queimado, e super fora da moda (seis anos é coisa pra caramba, e deixa qualquer um atrasado, sobre qualquer assunto) ela corre para o banheiro chorar. Mas quando ela se olha no espelho vê uma menina linda, com cara de anjo, sem nenhuma cicatriz. Volta para a sala de aula, sem se importar com o que os outros vão pensar, acontece uma coisa muito engraçada e misteriosa que eu não vou contar, se não vai estragar a graça.

O livro é muito enigmático e cheio de perguntas. Quem matou a mulher de Johnny? Aonde está Diana, a filha do detetive? Quem incendiou Liza, Dennis e a mulher do necrotério? Como Liza conseguiu se recuperar e ficar sem nenhuma cicatriz? O que está atrás desta história cheia de mistérios?





Minha Opinião:

Amei! Como disse, A Garota das Cicatrizes de Fogo superou livros que eu amo, como À Espera de um Milagre do Stephen King do mesmo gênero. A narrativa é super rápida, eu não conseguia largar o livro. Quando as coisas começam a se esclarecer, tudo vai ficando mais sombrio e daquele jeito que eu gosto "foi isso mesmo?" Surpreendente. O livro já começa espetacular, as cenas são muito bem descritas e algumas dão medo.

Depois desse livro virei fã do Ricardo Ragazzo, um autor que tem dom para escrever este tipo de livro. Lendo o livro da para perceber que o autor nos conquista de palavra por palavra. O que me motivou a ler este livro, foi eu ter gostado tanto de 72 Horas Para Morrer, apesar de A Garota das Cicatrizes de Fogo ser bem melhor, os dois livros fazem sugar nosso folego. Desse jeito vou morrer sem ar nos pulmões. 

Todas as edições da Novo Século são muito boas. Mas a edição para este livro foi muito melhor. A capa tem uma espessura diferente, um tipo de auto relevo em toda a capa, frente e verso. A diagramação está grande, o que é bom para mim e pessoas com problemas de visão, capa amarela (s2). O espaçamento está muito bom, o miolo do livro parece resistente (mais só vou saber disso quando reler e ler novamente). 

Nota:


Não podia ser outra outra nota, para um livro tão maravilhoso.

Então é isso gente! Blogueiros e leitores, comentem o que acharam da resenha, e quem já leu comente sobre o livro. Até a próxima!

Jonathan Freitas.

32 comentários:

  1. Jonathan, fiquei encantada com sua resenha e opinião em relação ao livro! Parabéns ao autor por conseguir passar essas emoções de medo através da cena. Realmente não é algo tão simples e fico feliz em saber que ele é da casa.
    Eu ainda não li o livro, mas fiquei sem fôlego aqui! hehehe
    Beijinhos e uma maravilhoso final de semana para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marli pelo seu encanto! Ele é de casa mesmo, porta aberta sempre haha!

      Excluir
  2. Olá!
    Também fui convidada a participar do lançamento deste livro em outubro e gostei demais!

    http://elasleram.blogspot.com.br/2013/12/a-garota-das-cicatrizes-de-fogo-ricardo.html

    ResponderExcluir
  3. Olá, esse é um dos meus livros mais desejados do momento. Adorei a escrita do autor em "72 Horas pra Morrer" e quero muito ler algo novo escrito por ele. Acompanhei algumas coisas que o mesmo escrevia no facebook atualizando os leitores a respeito da edição e tudo mais, só serviu para aguçar ainda mais a curiosidade na leitura. Que bom que você gostou dessa leitura, espero também gostar bastante!

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você irá gostar sim, A Garota das Cicatrizes de Fogo é melhor do que o primeiro do autor, apesar de os dois serem maravilhosos.

      Excluir
  4. Oi Jonathan, que estória!!! Cheia de nuances enigmáticas??? Acho que é um livro que irei gostar, deve ser daqueles que acabamos entrando na pelo dos personagens, participando das investigações querendo descobrir antes do final quem fez o que e, claro, palpitando sempre.

    Amei a sua escrita que nos convida a mergulhar no mundo de "A garota das cicatrizes de fogo".

    Bjs
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem destes livros mesmo, mas ao invés de descobrir quem fez o que, queremos descobrir aonde está a filha de Johnny. E quando descobrimos, nossa reação é WOOW, acho que ninguém adivinharia.

      Excluir
  5. Com certeza ter sido o melhor thriller que você leu em toda a sua vida literária fez com que o livro merecesse mais minha atenção. Não gostei do outro livro do autor, mas gostei de saber que esse é muito melhor. Só que mesmo assim não sei se é um livro que eu gostaria de ler, não gosto de cenas que dão medo, rs, sou muito medrosa, então ainda terei que pensar muito se vou querer fazer essa leitura.

    Fiquei curiosa pelo trabalho diferente que a Novo Século fez na edição, quando for a uma livraria vou fazer questão de procurar pelo livro só para reparar nisso.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este definitivamente não é um livro para quem é medroso(a). Uma boa tática para quem tem medo e quer ler esses livros, leia na parte da manhã, da menos.

      Excluir
  6. Ei Jon! :)
    Eu estou um pouco receoso em ler outro livro do Ricardo rs.
    Não curti 72 horas e eu tenho tantas outras coisas para ler por aqui.
    Quem sabe mais pra frente? rs.
    Ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie amigo :)
      Se você ler irá gostar, mas se liga que tem uma pitada de fantasia aí hein.

      Excluir
  7. Linda capa desse livro!
    Deu vontade de ler...

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Agora sim que sinto mais vontade ainda de lê-lo. Gostei bastante da sua resenha. Eu me apaixonei por 72 duas horas para morrer e se esse for melhor que ele, tenho certeza que também irei me apaixonar. Gosto da maneira como Ragazzo escreve, ele sabe manter um suspense, um mistério que faz com que fiquemos curiosos até o fim do livro. E esperarei o livro chegar, para dar inicio a mais uma boa leitura!

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Jonathan,
    tudo bem?
    Já tinha lido algumas resenhas desse livro, mas você ganhou minha maior atenção quando disse que era melhor do que A espera de um milagre. Eu não gosto dos livros do Stephen King, mas eu vi o filme e adorei, também, sou fã do Tom Hanks. Acho que a sua resenha foi a mais emocionante que eu já li sobre essa história. Ela já tinha me conquistado antes, já estava anotada, mas agora, vou pesquisar mais sobre ela.
    Adorei sua resenha e estou super curiosa para descobrir esse mistério.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jonathan!

    Estava esperando essa sua resenha! Já li essa obra - está linda aqui na minha estante! Tenho um carinho por esse livro, pois foi o primeiro do Autor que li e me surpreendeu e me prendeu de uma maneira! Que fiquei de cara! MUITO BOM MESMO!
    Concordo com a sua opinião! O livro é lindo, a capa, a espessura!
    Nem vou comentar a história! DEMAIS!

    Indico a todos também! Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Jonathan eu ainda não li nada do autor, na verdade minha leituras nacionais andam muito parada ultimamente, preciso retornar.
    Já li ótimas opiniões sobre esse livro, mas admito que não sou chegada a thrillers, só que quando li que a história superou até livros do Stephen King fiquei bem curiosa.
    E claro querendo respostas: porque fizeram essa crueldade com a menina colocando fogo no corpo dela? E qual a ligação entre a história de Dennis e Liza.
    Vou lá no post do BT vê se ainda dá pra participar.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo o Dennis não sendo importante na história eles tem uma ligação. Mas a ligação maior é com o Johnny Falco, protagonista.

      Excluir
  12. Olá, quando o primeiro livro do autor foi lançado não me interessei muito, e fico surpresa de vim
    aqui e você ter gostado. Já tinha visto a capa desse livro, mas não me passou pela cabeça que era
    o mesmo autor. Recentemente comecei a ler livros policiais e venho adorando. Achei incrível, como a sua
    resenha me envolveu, gosto de ler prefácios que nos deixa preso e estou curiosa para saber mais,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe aquele prefácio bom, que nos deixa colados nos livros? Então, multiplicado por dez. O resultado é o prefácio deste livro.

      Excluir
  13. Meu Deus ! O livro é tão bom assim ? Fiquei com muita vontade de lê-lo, pois é bem o tipo de livro que adoro !
    Pelo título tu pensa que é um gênero teen sobrenatural, tão presente nas livrarias hoje.
    Mas gostei que é cheio de mistério e revelações , pelo jeito é um livro nada clichê e previsível, o que deve torná-lo mais interessante
    Gostei de saber que a Literatura Brasileira está ganhando espaço e ,como dizemos aqui no RS, dando de relho na maioria dos lançamentos nacionais.
    Com certeza darei uma chance ao livro.
    Ótimo post ! Me encantou XD


    http://estilogeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que é sobrenaturalmente, tirando o clichê e o teen, essa são duas coisas que os livros do Ricardo não tem.

      Excluir
  14. Eu estou louca para ler este livro. Já coloquei no skoob, já tentei achar em uma livraria, mas aco que vou procurar um book tour também. Estou com uma curiosidade tremenda sobre ele. A istória me parece muito inteligente!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  15. Estou em um BT desse livro tbm e, se n me engano, serei o proximo. Depois dessa resenha to super hiper mega animado para ler o livro *-* Adorei!! E morri de ri com o Ricardo King HUSAHUSAHUSAHUSA
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também poderia ser Stephen Ragazzo ashauhsuahsua. Você vai adorar cara!

      Excluir
  16. oi Jonathan,

    Eu já tinha lido o livro pois também estou organizando um BT, realmente é muito legal e ele consegue escrever duas histórias ao mesmo tempo que depois se juntam.
    Eu realmente, só não gostei muito do final, mas o livro é impossível de largar.

    Abraços,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nooossa, fiquei empolgada pra ler o livro...

    bjooos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir