segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

#72 | Amigos Inimigos - Vanessa Martinelli


Número de páginas: 101 | Autor: Vanessa Martinelli
Editora: Novo Século | Ano: 2012 | Gêneros: Literatura Infanto-juvenil, problemas adolescentes, comédia e romance | 1ª Edição.

SINOPSE:

Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?

RESENHA:

O livro começa falando do chulé do irmão de Maria. E o nome do garoto já faz o leitor rir e estranhar: Américo do Sul! Parece que a mãe dos dois tem um hábito um tanto estranho para colocar nomes nos filhos. Maria teve sorte e conseguiu o nome mais comum existente. Imagine qual seria o nome dela se seguisse a mesma linha de Américo. Oceanica, talvez?

Maria é uma adolescente de 14 anos como qualquer outra, ainda não namora e vive incomodada com seu corpo em desenvolvimento. Gostaria de ter seios maiores, um corpo mais definido... algo mais chamativo aos olhos masculinos. 

Olha o espelho, desanimada. Alisa a blusa do uniforme. Gostaria que seus seios crescessem um pouco mais. Tinha quatorze anos, idade suficiente para um sutiã 40. A envergonhava entrar na loja e suplicar por um mísero 36.
— Página 10 

Ela tem uma amiga chamada Morgana, uma garota roqueira e destemida, filha de pais endinheirados e cercada de luxos. Comporta-se de um jeito engraçado e de vez enquanto incomoda muita gente com seu estilo. A maquiagem forte é a sua marca, apesar de parecer rude às veze é uma das mais leais, sempre fazendo você rir nas mais várias situações. Morgana é a minha personagem favorita de todo o livro, gostei do jeito dela porque, por coincidência, eu tenho uma amiga que é IDÊNTICA no jeito. 

Maria também tem outras infinidades de amigos que vamos conhecendo ao longo da narrativa. 

Patrícia é uma espécie de patricinha do bem, ela é uma das mais engraçadas depois de Morgana. Com seu jeito inocente sempre vivendo no mundo da lua — não prestar atenção no que as pessoas falam —, Patrícia consegue tirar boas risadas do leitor.

Outra personagem interessante é a Camila, ela sofre bullying por ser gordinha além de viver em um dilema com seus pais que insistem em brigar na frente dela. Camila acaba descontando todo o sofrimento na comida e acaba por engordar mais do que o necessário. Ela também e a garota mais inteligente da classe. Camila é o tipo de pessoa que você pode encontrar em qualquer lugar, o que torna a mensagem do livro mais forte. Cabe aos amigos de Camila ajudarem ela a superar os traumas, mostrando que a amizade é uma forte arma contra os problemas da vida.

Mas, o livro se chama AmigosInimigos por um motivo: Jack. Ele e Maria eram amigos de infância, daqueles de dormir colados e compartilhar brincadeiras. Com o tempo, Maria se distanciou de Jack e ele virou um completo estranho. O que reforça aquela frase: amigos hoje, desconhecidos amanhã. Durante todo o livro Jack e Maria tentam se evitar, até brigam e magoam-se, mas dá para perceber pela narrativa da autora que Maria sente-se atraída e ao mesmo tempo não atraída por Jack. Uma especie de bipolaridade. 


OPINIÃO:

Apesar de ser um livro curto, Amigos Inimigos prendeu minha atenção, tanto por sua narrativa leve, curta, simples e direta quando por seus personagem cada um com sua personalidade bem definida. Arrancou-me boas risadas com diálogos rápidos, engraçados e situações inusitadas em que os amigos se metem — como quando eles viajam para um acampamento de Esquilos —. É um livro super recomendável para quem gosta de literatura infanto-juvenil e está começando no hábito da leitura, até mesmo séries de 8º e 9º ano podem adapta-lo para paradidático por ter assuntos interessantes a serem abordados. 

A escola onde eles estudam também é de tirar altas risadas, os professores e os alunos possuem personalidades fortes como a Gertrudes que se revela em um dos capítulos. Ri muito com ela haha. 

Imagino como seria um exemplar de Amigos Inimigos com 300 páginas, com certeza seria muito bom já que a história e os personagens são excelentes. Você se afeiçoa a eles rapidamente e quando percebe que o livro chegou a fim é inevitável esconder a tristeza.

A edição da Novo Século como sempre está impecável, as letras estão vivas sem borrões, o papel e grosso e amarelado e a cada capítulo nós temos uma decoração. A fonte também é outro ponto forte. 

Amigos Inimigos me fez rir com seus diálogos e apresentou-me personagens ótimos e carismáticos. Com animação ele ganha 4 estrelas. :)




Foto -Vanessa Martinelli LevandowskiVanessa Martinelli Levandowski é Neuropsicóloga e Mestre em Psicologia, graduada também em Educação Artística. "Amigos Inimigos", pela editora Novo Século, é seu primeiro romance.

Compre o livro em uma das livrarias 
indicadas pelo BUSCAPÉ! Clique aqui.

3 comentários:

  1. Oie :)

    Dizer que eu nunca lerei esse livro é exagero mas como ele não me chama muita atenção, creio que irei demorar bastante para lê-lo. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já vi muitas resenhas positivas sobre esse livro, queria ler!

    cheirinhodolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hey, tudo bem?
    Confesso que sua resenha foi a única que parei para ler (desse livro), porque nunca estava interessada em ler o livro, nem sabia do que se tratava. Acho que um dia lerei, gostei da resenha. E é sempre muito bom quando lemos um livro e ele nos tira boas gargalhadas.
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir