sexta-feira, 10 de outubro de 2014

#43 | Extraordinário - R. J. Palacio

Olá meus queridos leitores e blogueiros...
Hoje trago à vocês a resenha da minha última e incrível leitura, o livro Extraordinário da R. J. Palacio.  A resenha está bem simples comprada com qualidade da história que a R. J. Palacio nos apresenta... Sério, se alguma vez você tirou uma brincadeirinha ruim com algum coleguinha ou você sofreu alguma brincadeira desse tipo, você irá se ver no August, quem sabe até se espelhar nas reações dele.

SINOPSE:

August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade...até agora.
Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

RESENHA:

Logo no começo da história conhecemos o August Pullman, também conhecido como Auggie, ele tem 10 anos de idade, nasceu com sérios problemas faciais, pelo que ele fala, é mais feio do que você pode imaginar. Por esse motivo ele fez muitas cirurgias, para tentar reconcertar seu rosto, no caso para deixar com uma aparência mais normal. Depois de várias cirurgias o August se encontra com uma aparência menos feia, mas para os amigos da nova e primeira escola que ele estuda, acha que não melhorou de nada, e com isso começam a achar que é contagioso, e coisas do tipo.

Sim, essa é a primeira vez que o August Pullman estuda com ``colegas ´´ em uma sala de aula. O August sempre teve muita atenção dos pais, principalmente por causa do preconceito que as pessoas tem com ele desde pequeno. Pela maneira que as crianças iriam reagir os pais preferiam ensinar a ele em casa. Bom, como primeira vez na escola percebemos que ele consegue reagir de uma ótima maneira, e o que mais `` ajudou ´´ foi que ele já era acostumado com todos os péssimos olhares sobre ele, como se ele fosse um ogro ou algo pior.

August vai estudar em uma escola particular, que se chama Beecher Prep. Para entrar nesta escola tem que se fazer um tipo de teste, e ele teve sucesso, o August conseguiu uma vaga. Acontecem várias coisas depois que seus pais dão a noticia para ele, mas no final ocorreu tudo bem. Não contarei o que houve, para vocês comprarem o livro e irem descobrir. E antes de começar as aulas ele e a mãe vão à escola conversar com o diretor, o Sr. Buzanfa(Não posso negar, quando vi que esse era o nome do diretor morri de rir, e o August também riu. He!He!He!) chamou 3 dos melhores alunos que iriam estudar com o August para apresentar a escola para ele, e tirar algumas dúvidas do novato.

Os 3 alunos(Jack, Julian e Charlotte) são um pouco diferentes no sentido das características. Jack é bastante legal; Julian é um grande metido e falso; A Charlotte é aquela menina inteligente que é legal com todo mundo, mesmo sem precisar ficar colado com a pessoa. O August achou o passeio legal,  mas também se sentiu ofendido pelo Julian( leia e saberás o que houve!), mas releva pois sabe que ele é o tipo de garoto metido e riquinho, bajulado por tudo e todos.

Logo no inicio das aulas ele conhece uma garota, a Summer, que ocasionalmente se sentou na mesa em que ele estava lanchando, pois todas as outras mesas estavam lotadas, e a parti desse dia ela senta na mesa dele com frequência, sem pensar no que as outras crianças vão falar. Em um certo momento o Auggie acha que o Jack é amigo dele por vontade própria, eles vinham se ajudando muito, mesmo sem nunca ter estudado em uma escola o Auggie era um dos melhores da classe, e com isso foi ajudando o Jack principalmente em ciências que era a matéria favorita do Auggie, e a que o Jack mais odiava.

Na festa de Halloween, era a festa que o Auggie mais gostava, pois ele poderia se fantasiar de qualquer coisa e ninguém iria notar que ele tinha aquele tipo de DEFORMIDADE (essa era a palavra que  sua irmã mais odiava!) problema no rosto. Neste ano ele foi um uma simples mascara para a escola, o que era muito estranho pois ele sempre adorou fantasias, mas  máscara foi  um imprevisto, pois ele estava decidido que naquele ano iria de BoBa Fett, mas de última hora foi com uma masca mesmo. Durante a festa ele descobre coisas que o deixa chocado, a ponto de desistir de tudo...

O livro é muito animado desde a primeira página, posso afirmar isso pois eu só iria ler o começo do livro, quando vi já estava no final, quase chorando para não acabar o livro. Posso dizer que a escrita da autora é muito deliciosa, e como ela dividiu o livro... O livro ficou muito bem criado! Eu ganhei esse livro no primeiro sorteio do blog: Papo de Livro , agradeço muito ao João, por ter me mandado o livro!
O livro é dividido em 8 partes, 3 dessas partes quem narra é o August, e as outras 5 são pessoas diferentes, mas que tem haver com a história. A única coisa que eu tenho para dizer é, LEIAM ESSE LIVRO! O título da juz à história...

A história é ótima, os personagens são muito bem criados, a R. J. Palacio virou uma das minha autoras favoritas e estou doido para ler os próximos livros que ela lançará! O meu maior problema foi com a Intrínseca  que fez uns errinhos na edição. Tem uma parte do livro( começa na página 193 e termina na 209) que é todo constituído por letras minúsculas, e outra parte que erram o nome do namorado da Miranda, que é amiga da irmã do August, mas isso se releva, pois o que vale é a história.

Nas aulas de inglês eles tinham um tipo de `` jogo ´´: O Preceito do Mês, e nele tiveram ótimos temas com frases lindas, aqui vai as que eu mais gostei:

*PRECEITO DE SETEMBRO: ``Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil. ´´ -Dr. Wayne W. Dyer

*PRECEITO DE FEVEREIRO: `` É melhor saber algumas perguntas do que todas as respostas. ´´ -James  Thurber

*PRECEITO DE MARÇO: `` Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito. ´´ -Blaise Pascal

Nota: 5 para a história + 3 da edição = 8/2= 4 estrelinhas!

Página do livro: aqui
Submarino: aqui
Saraiva: aqui
Book Tube: aqui
Skoob: aqui

Qualquer dúvida é só falar nos comentários assim que eu os ver responderei. Siga o blog, e deixe o seu que eu sigo! ;)


                                                                         Att, Lazaro. 

6 comentários:

  1. Quero tanto ler esse livro!!!!!!!!!!
    Pena que ainda não consegui comprá-lo. Mas está na minha lista de livrinhos para comprar com mais urgência.
    Sua resenha ficou linda e me deixou com água na boca!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha criado nenhuma expectativa de ler esse livro. Mas agora, fiquei curiosa!!!

    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure mais sobre ele, é bem rápidinho. Se você tiver um tempinho você o ler em horas! :)
      Obrigado! ;)

      Excluir
  3. Eu não conhecia o livro :c
    Ah,estou conhecendo aqui k

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, espero que tenha gostado do livro... e da resenha também! rs
      ;)

      Excluir